fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Defesa Civil de Ubatuba recebe equipamentos do Estado

Ação integra trabalho de reestruturação do órgão para otimizar atendimento em situações de risco. (Foto: Divulgação/PMU)

No último dia 20, o coordenador da defesa Civil de Ubatuba, Guaraçay dos Santos e o chefe operacional Elias Moreira da Silva, estiveram na Casa Militar, que fica no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo,  para buscar alguns materiais cedidos para o órgão municipal.

Toda a operação teve apoio da secretária chefe da Casa Militar e coordenadora Estadual de Defesa Civil, Coronel PM Helena dos Santos Reis.

Santos explicou que, para que essa concessão fosse feita, foi necessária a participação de todos os componentes da Defesa Civil de Ubatuba no curso de estiagem (corta fogo) – o que aconteceu no mês de julho deste ano, em Lorena/ SP.

Essa ação é mais uma das que fazem parte do planejamento de reestruturação da Defesa Civil, processo no qual Santos vem trabalhando desde que assumiu a coordenadoria, no início de 2017.

“Conforme fomos tomando ciência da situação em que a Defesa Civil se encontrava, verificamos a necessidade de equipamentos para desenvolver nosso trabalho”, relembrou.

Ele também comentou que a Prefeitura adquiriu alguns equipamentos e que, agora, a equipe está no aguardo do fardamento e do equipamento de proteção individual (EPI), que deve ser entregue até dezembro.

“Para essa temporada, a Defesa Civil precisa estar pronta e equipada, pois o período de chuvas – que é de dezembro a março- é a época mais crítica na região Sudeste, quando os índices pluviométricos sobem, e Ubatuba possui mais de 60 áreas de risco. Precisamos estar de prontidão e sempre atentos, pois acidentes não tem hora para acontecer”, afirmou Santos.

Ponte

O coordenador da Defesa Civil ainda comentou que, também no dia 20, também conseguiu fazer contato para viabilizar a construção de uma nova ponte no bairro Angelim. Segundo ele, esse é um pedido antigo da comunidade, pois quando chove muito, as águas pluviais deixam o acesso existente submerso, fazendo com que os moradores fiquem isolados.

“Já vamos começar a providenciar os documentos para que uma equipe de São Paulo venha  fazer a vistoria”, acrescentou.

Confira os materiais concedidos pelo Estado:

3 bombas costais

2 foices

5 facões

5 cantis

5 abafadores

2 lanternas

5 pares de luvas de raspa

Botão Voltar ao topo