fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Convênio com o Detran forma multiplicadores e amplia a segurança de crianças em São José

A Semana do Trânsito, em São José dos Campos, começou com a apresentação de teatro para crianças. (Foto: Beto Faria/PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com o Detran (Departamento de Trânsito) e a Organização não Governamental “Criança Segura”, assinou o convênio para capacitar agentes multiplicadores na prevenção de acidentes de trânsito, envolvendo crianças e adolescentes de até 14 anos.

A formação será feita por meio da metodologia EAD (Ensino a Distância). Educadores de trânsito, professores e guardas civis terão acesso ao conteúdo que será, posteriormente, utilizado em ações práticas e educativas realizadas no município.

O conteúdo será ministrado em oito aulas, com duração de três meses aproximadamente, com   certificação total de 60 horas. Ao final do curso, os participantes desenvolverão um plano de ação para multiplicar a mensagem educativa, com execução prática e registro das atividades.

O propósito é promover a cidadania, por meio de abordagens socioeducativas, respeitando o trânsito e adotando comportamentos adequados e solidários. Os trabalhos de prevenção aos acidentes serão implementados, principalmente, no ambiente escolar.

Acesso à plataforma

Nesta quarta-feira (20), os profissionais participarão da aula de orientação para acessar a plataforma do curso. O encontro será realizado no Cefe (Centro de Formação de Educadores), à rua Olivo Gomes, 250, em Santana, região norte da cidade, às 14h.

Orientação para crianças

Esta semana começou com orientações voltadas às crianças e adolescentes. Apresentações teatrais com o tema Trânsito foram realizadas nas unidades da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), nos períodos da manhã e tarde, e contaram com a participação de quase 500 alunos, com faixa etária entre 6 e 16 anos.

As ações ocorreram na Fundhas – Monsanto, na Emef Professora Maria Ofélia Veneziani Pedrosa, ambas no bairro Limoeiro (região oeste), e na Escola Estadual Professora Maria Aparecida Verissimo Madureira Ramos, no Jardim das Indústrias (regiões oeste) e Fundhas do Alto da Ponte, região norte da cidade.

De forma lúdica e com música, atores contaram histórias sobre educação no trânsito, abordando assuntos como o uso do cinto de segurança, travessia na faixa de pedestres, a proibição do uso do celular enquanto pedestre e motorista, o respeito no transporte público e práticas seguras no trânsito.

As apresentações seguem até a próxima sexta-feira (22) e vão contemplar ainda as unidades do Putim –Embraer (região sudeste), Parque Industrial (região sul), Eugênio de Melo (região leste) e Centro.

Todas as ações integram a programação da Semana Municipal de Trânsito realizada pela Prefeitura de São José dos Campos. As atividades previstas durante toda a semana visam conscientizar a população sobre a importância de escolhas seguras para evitar acidentes de trânsito. Serão abordados pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e condutores. A intenção é valorizar a responsabilidade de cada um e fazer com que todos tenham um trânsito mais seguro.

Botão Voltar ao topo