fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Batalhão Borba Gato participa do desfile da Independência em Pindamonhangaba

A Guarnição Federal de Pindamonhangaba, composta pelo 2º Batalhão de Engenharia de Combate “Batalhão Borba Gato”, 11a Companhia de Engenharia de Combate Leve e 12a Companhia de Engenharia de Combate Leve, participa do desfile cívico-militar na quinta-feira, dia 7 de setembro de 2017, a partir das 9h30, na cidade.

O Batalhão Borba Gato foi criado em 15 de maio de 1946, trazendo consigo toda a tradição dos trabalhos de seus antecessores. Também é herdeiro do legado de bravura, arrojo e audácia dos pioneiros de nossa terra: os Bandeirantes, de cujo rol emprestou-se a denominação histórica de “Batalhão Borba Gato”.

Por meio de um trabalho ininterrupto e honroso, o Batalhão forma ao longo destes 71 anos turmas de soldados aptos a defender a Pátria, fazendo-os desempenhar desde funções  convencionais de combate, até as atividades logísticas e trabalhos técnicos, envolvendo serviços especializados, passando pelos apoios que prestarão para a população da região.

Não foram raras as ocasiões em que os botes pneumáticos aliados às passadeiras (pontes flutuantes para pedestres) e portadas (balsas), resgataram vidas e pertences, fornecendo a ajuda necessária aos flagelados, desde os municípios em nossa região até outros localizados nos estados vizinhos.

Em diversas ocasiões, seus guindastes, pontes e maquinário pesado socorreram a população em calamidades, recuperaram estradas e religaram comunidades, estendendo a mão amiga do Exército.

Ao longo do período de sua existência, o 2o BE Cmb tornou-se o símbolo de presença militar em Pindamonhangaba e em todo o Vale do Paraíba, contribuindo com uma ampla quantidade de serviços prestados para o Exército Brasileiro e para a população de nosso país.

Nesta oportunidade, o Comandante da Guarnição Federal de Pindamonhangaba, o Sr Coronel Luis Cláudio Brion Cardoso, convida toda a sociedade de Pindamonhangaba e região, para  prestigiarem o desfile cívico-militar em comemoração ao 195º Aniversário da Independência do Brasil.

Botão Voltar ao topo