fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Falando em Esporte: AD Manthiqueira é o Vale na Série A-3 do Paulista 2018

AD Manthiqueira. (Foto: Divulgação)

O Vale do Paraíba estará representado na ‘Série A-3 do Campeonato Paulista de Futebol’ em 2018. Mesmo com o rebaixamento do São José dos Campos FC, que fechou a sua participação na competição de 2017 na 16ª colocação, a região contou com o acesso da AD Manthiqueira, finalista do ‘Campeonato Paulista da Segunda Divisão – 2017’.

E, o time de Guaratinguetá ainda quer mais, pois está na luta pelo título da ‘Segundona’. Empatou o primeiro jogo com o EC São Bernardo, 1 a 1, no sábado (23 de setembro), atuando no estádio Municipal Gíglio Portugal Pichinin (Baetão), em São Bernardo do Campo (SP). A equipe do Grande ABC saiu na frente, aos 14 minutos do primeiro tempo, com João de Melo; mas, a ‘Laranja Mecânica’ buscou a igualdade aos 37 minutos da etapa complementar, com Leonardo Costa.

O segundo jogo está marcado para sábado (30 de setembro), às 15h00 (de Brasília), no estádio Municipal Professor Dario Rodrigues Leite (Ninho da Garça), em Guaratinguetá (SP).

Um dos responsáveis pelo bom desempenho da equipe neste ano é o jovem técnico Luis Felipe Domingos, hoje com 28 anos, que começou a trabalhar no Manthiqueira em 2015, recém-formado, como preparador físico. Na época, a equipe ainda era comandada pela treinadora Nilmara Alves, que posteriormente precisou se ausentar da equipe.

“Eu sempre tive esse sonho de ser treinador. Eu queria estar no meio do futebol, que é a minha paixão. Fui estudando, fiz Educação Física, e então o (presidente) Dado de Oliveira me abriu as portas para ser preparador físico do Manthiqueira. E com a Nilmara eu aprendi muita coisa. Entendi a filosofia do fair play, leitura de jogo, sentir o momento de realizar a substituição. Quando ela precisou se afastar do cargo, eu estava pronto para continuar. Sou muito grato”, afirmou Luis Felipe, que além de graduado em Educação Física, é pós-graduado em Negócios do Esporte, com intercâmbio no Canadá.

“Fiquei um ano e meio no Canadá, ajudando a desenvolver o futebol naquele país. Trabalhei com o sub-14, sub-18 e tive contato com treinadores da Inglaterra, México, Austrália, Argentina. Então, pude aprender muito, como mediar um treino tático, fazer a progressão, pude fazer o negócio completo”, complementou Domingos.

O jovem técnico do Manthiqueira, Luis Felipe Domingos. (Foto: Divulgação)

E, estamos discorrendo sobre um time novo, com apenas 12 anos de existência, pois a Academia Desportiva Manthiqueira foi fundada no dia 04 de agosto de 2005, nascida do trabalho iniciado em uma escolinha de futebol. Profissionais comprometidos com o esporte deram o primeiro passo, entretanto, não se faz futebol profissional sem recursos financeiros e foi preciso ter paciência para dar o segundo passo. Somente em 2010, Dado de Oliveira, viabilizou o processo de filiação junto à Federação Paulista de Futebol (FPF) e o início da construção do Centro de Treinamento São Nicolau. No dia 12 de janeiro de 2011 o sonho do presidente e da comunidade Manthiqueira se tornou realidade.

“É possível fazer um futebol vencedor sendo justo, tendo o fair play como meta de trabalho. Até aqui, havia uma dúvida. O Manthiqueira joga limpo, mas não conseguia o acesso. Agora, chegou. Queríamos provar que o Manthiqueira não é só um time de futebol, é uma filosofia de vida, é uma proposta de trabalho. Vamos continuar trabalhando da mesma forma, sem abandonar nossa ideia”, disse Oliveira.

Hoje, o Vale do Paraíba está assim no futebol profissional:
Esporte Clube Taubaté: Série A-2
Academia Desportiva Manthiqueira (Guaratinguetá): Série A-3
São José dos Campos FC (São José dos Campos): Segunda Divisão
São José EC: Segunda Divisão
Esporte Clube XV de Novembro de Caraguatatuba: Licenciado
Futebol Clube Primeira Camisa Ltda: Licenciado

O meu endereço de e-mail é este: [email protected] … Escreva, pois o objetivo é criar um saudável debate sobre as mais diversas questões esportivas.

Fique com Deus e até a próxima!

✍ Frederico Batalha é graduado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Braz Cubas (Mogi das Cruzes)

Botão Voltar ao topo