fbpx

São José: Tratamento de resíduos sólidos é exemplo para outras cidades

Participaram da visita os representantes de Aparecida, Caçapava, Cachoeira Paulista, Canas, Guaratinguetá, Lorena, Pindamonhangaba, Roseira. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Representantes de cidades que se encontram na área de influência do gasoduto Campinas-Rio de Janeiro (Gascar) participaram de visitas técnicas à Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos da Urbam, em São José dos Campos, na segunda-feira (18) e na terça-feira (19).

A primeira visita reuniu as cidades da região do Complexo Cantareira (Atibaia, Bragança Paulista, Campinas, Itatiba, Jaguariúna, Morungaba, Nazaré Paulista, Paulínia e Piracaia).

Hoje foi a vez dos municípios da bacia do Rio Paraíba: Aparecida, Caçapava, Cachoeira Paulista, Canas, Guaratinguetá, Lorena, Pindamonhangaba, Roseira, São José dos Campos, Taubaté e Igaratá conhecerem o sistema de tratamento de resíduos joseense,

Segundo a organização do Programa de Educação Ambiental Gascar, o objetivo é contribuir para a melhoria na gestão de resíduos sólidos nos municípios participantes por meio de ações de formação para multiplicadores nas esferas governamental e não governamental. O tratamento de resíduos sólidos e o programa de educação ambiental feito pela Urbam em São José dos Campos é tido como exemplo pelo Gascar.

De acordo com a coordenação, a participação no Programa Lixo Tour trará diversos elementos para debates e discussões entre os gestores públicos ao longo de todo o programa de educação ambiental do Gascar.

A diretora da Secretaria de Meio Ambiente de Taubaté, Heloisa Martins, disse que o sistema de tratamento de resíduos de São José dos Campos é considerado modelo pelo município pois concentra toda a infraestrutura em um único local.  Esta visita é uma troca de informações importante e enriquecedora para todas as cidades envolvidas”. Ela explica que a coleta seletiva foi implantada em junho deste ano em Taubaté este ano para atender 100% da cidade.

O Gascar tem uma extensão de 456,8 km e liga as cidades de Paulínia (SP) a Japeri (RJ). O gasoduto tem objetivo de atender a demanda de gás natural e flexibilizar as malhas que já foram implantadas no País. O produto é usado para abastecer as unidades da Petrobras, que faz a distribuição para as indústrias.

Botão Voltar ao topo