Alunos de Caraguá tomam posse na Câmara Jovem

O alugo Tiago da Costa Andrade, da EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz, foi eleito presidente na Câmara Jovem de Caraguatatuba. (Foto: Luís Gava/PMC)

Pais, familiares e professores lotaram o plenário da Câmara Municipal de Caraguatatuba para acompanhar a posse e diplomação dos quinze alunos da rede municipal de ensino e seus respectivos suplentes como vereadores mirins, realizada na última quarta-feira (6).

O Programa Jovem Legislador – A Escola vai à Câmara foi instituído pelo Decreto Legislativo nº 179/2009 e reeditado pelo Decreto Municipal nº 348/2017. Tem o objetivo de oferecer aos estudantes matriculados do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, com idade máxima de 15 anos, lições de cidadania e democracia, com atividades legislativas simuladas.

Para fazer parte desse projeto, o estudante teve que elaborar um projeto de lei a partir dos seguintes temas: Direitos Humanos, Educação, Esportes, Cultura, Meio Ambiente, Segurança, Saúde e Cidadania, que foi discutido com a comunidade escolar.

Na abertura da sessão, o presidente da Câmara, Renato Leite Carrijo de Aguilar (Tato Aguilar), fez a chamada nominal para que os vereadores presentes tomassem seus lugares, bem como os 15 jovens edis.

Após seguirem os trâmites formais, os vereadores mirins se recolheram para eleger a própria mesa diretora.

O aluno Tiago da Costa Andrade, da EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz, foi eleito presidente. Para vice-presidente houve empate entre Rafael Leite, da EMEI/EMEF Profª Maria Moraes de Oliveira, e Gabriel de Oliveira Cunha, da EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho. Nathaly de Andrade Araújo, da EMEI/EMEF Profª Edna Maria Nogueira Ferraz, assumiu como 1ª secretária; e Marianna de Oliveira Cotia, da EMEF Profª Maria Aparecida Ujio, como 2ª secretária.

Botão Voltar ao topo