fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

VÍDEO: Com 103 anos, Dona Francisca integra time de Pinda para os JORI

A Secretaria de Esportes de Pindamonhangaba apresentou oficialmente a delegação que irá representar a cidade na disputa da 21ª edição dos JORI – Jogos Regionais do idoso.

Mais de 120 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes compõem o grupo que irá a São Sebastião, cidade que sediará a competição pela primeira vez entre os dias 10 e 13 de agosto.

Os JORI nasceram em 1994 e desde então vem reunindo homens e mulheres com idade mínima de 65 anos para disputas em 14 modalidades.

Mais a idade não é empecilho para estes experientes esportistas. Dona Francisca não aparenta, mas tem 103 anos de idade. Natural de Patos, na Paraíba, ela nasceu em 4 de agosto de 1914 e há mais de 20 anos, vive em Pindamonhangaba. Pela primeira vez, irá participar dos Jogos dos Idosos, no atletismo. Na sua jovialidade, dona Francisca se diz ansiosa por mais este momento importante da sua vida.

Dona Francisca, ao centro, completa 103 anos nesta sexta-feira, dia 4. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

Outro exemplo dentre os mais de 100 atletas da delegação de Pindamonhangaba, é Maria José de Macedo. Com 85 anos, ela tem uma longa história com o esporte e pratica as atividades no João do Pulo há quase 30 anos.
Sua grande paixão é a natação. Este ano ela competirá nas provas de Costa e Craw e fala com o orgulho de tantas conquistas já realizadas.

Embora colecione dezenas de medalhas, dona Maria José disse que o grande objetivo deste ano é conquistar uma medalha de ouro.

Marilda Oliveira, gestora do Departamento de Lazer da Secretaria de Esportes de Pindamonhangaba, explica a importância dos JORI.

A 21ª edição dos Jogos Regionais do Idoso terá início no dia 10 de agosto e contará com centenas de atletas de 39 cidades da região. A cerimônia de abertura deverá contar com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira dama do Estado, Lu Alckmin.

Botão Voltar ao topo