fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Ubatuba realiza  IX Festival Gastronômico “Sabor Caiçara”

Em setembro, apaixonados pela culinária caiçara terão um bom motivo para visitar dezenas de restaurantes, bares, quiosques, cafés e padarias gourmets de Ubatuba.

De 01 a 24 deste mês estará em cartaz o IX Festival Gastronômico de Ubatuba. Verdadeiro e saboroso roteiro gastronômico, o “Sabor Caiçara” irá oferecer pescados frescos e alguns ingredientes 100% locais advindos do cultivo sustentável.

O “Sabor Caiçara” é uma realização do Ubatuba Convention & Visitors Bureau, que elegeu Setembro, o Mês da Gastronomia em Ubatuba. O evento fecha a temporada de inverno no Litoral Norte e tem o objetivo de valorizar a pesca tradicional e os produtores locais, criando uma conexão direta entre o pescador/maricultor/agricultor e os chefs dos estabelecimentos, além de poder trabalhar com produtos frescos, incentivando a cadeia produtiva local.

A mecânica do Festival é simples. Cada estabelecimento incluirá em seu cardápio, com preço atraente e promocional, receitas com ingredientes tradicionalmente locais, como a mandioca, farinhas, gengibre, palmito, banana, produtos orgânicos e, claro, os pescados e frutos do mar!!!

Além desta saborosa ação nos estabelecimentos participantes, que se estenderá até o dia 24, acontecerá no Centro de Convenções, a 1ª Feira Gastronômica de Ubatuba entre os dias 01 e 03.

No dia 01, é uma ação fechada para os estabelecimentos, associados do UCVB, patrocinadores e imprensa. Nos dias 02 e 03, sábado e domingo – a Feira é ABERTA AO PÚBLICO, das 15h:00 às 21h:00.

Estarão na Feira, para exposição e venda, alguns produtores da Rede Agroecológica de Ubatuba, pescadores, maricultores e as empresas parceiras apresentando seus produtos.

Além desta ação promocional durante a Feira, também ocorrerão as Palestras, Oficinas Gastronômicas e o inédito Concurso de Receitas, onde os estabelecimentos participantes poderão executar seus pratos em uma das cozinhas montadas no Centro de Convenções. As receitas serão avaliadas por uma bancada julgadora e posteriormente premiadas ao final do Festival.

Ciclo de Palestras:

DIA 02/09

17h:00 – A História da Alimentação em Ubatuba – "DosTupinanbá ao Fast Food – Heyttor Barsalini

18h:00 – A “Pegada” Ecológica da Maricultura – Lucas Navarro

19h:00 – Produtos Agroecológicos e Consumo Responsável – Rede Agroecológica

DIA 03/09

– 17h:00 – Cozinha Coletiva – Projeto Culinário e Terapêutico – Sabores e Diversidade – Heyttor Barsalini

18h:00 – Gengibre – O Fôlego da Vida – Anne Kamiyama

19h:00 – Produção Hidropônica e Orgânicos – Alexandre Novaes

A partir do dia 01 de setembro, identifique os estabelecimentos pelo banner do festival, aprecie o verdadeiro “Sabor Caiçara” e bons sabores.

Botão Voltar ao topo