fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Distrito de São Francisco Xavier comemora aniversário com cultura e lazer

Famoso pelo turismo de natureza, o distrito joseense da Serra da Mantiqueira recebe visitantes o ano todo de várias partes do país. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos preparou diversas atrações culturais, religiosas e recreativas para este sábado (19) e domingo (20) em comemoração aos 125 anos de São Francisco Xavier. A maior parte delas será realizada na Praça Cônego Antônio Manzi, no centro do distrito.

No sábado, das 10h às 15h, a Rua de Lazer fará a alegria da criançada; às 17h, haverá apresentação do grupo de congada Nossa Senhora do Rosário; às 20h, será a vez do grupo de viola Esperança Caipira animar os moradores e visitantes.

No domingo, a programação começará às 8h com a já tradicional encenação da chegada da Família Tropeira; às 9h, será celebrada missa solene de Ação de Graças na Igreja São Sebastião, no Largo São Sebastião; das 10h às 15h, terá mais uma edição da Rua de Lazer. Serão realizadas ainda apresentações de grupos de viola, dança tribal e dança de rua.

Para encerrar a festa, às 14h30, toda a comunidade está convidada a cantar o parabéns, com direito ao bolo de aniversário.

Envolvimento da comunidade

A novidade deste ano é o envolvimento da comunidade na preparação do bolo de aniversário, o que não ocorria há alguns anos. O bolo será feito com a ajuda dos moradores e com ingredientes doados por eles mesmos. Com 12 centímetros de altura, o bolo será recheado com doce de leite e pêssego, e coberto com chantili.

Além desse, também serão distribuídos 600 pedaços de bolo gelado de coco, confeccionado pela SAB (Sociedade Amigos de Bairro) de São Francisco Xavier.

“Há bastante tempo não tínhamos esta participação toda com a festa. É uma tradição que queremos resgatar para este e para os próximos anos. Todos estão se mobilizando por esta causa, ajudando a Prefeitura a fazer um grande aniversário”, disse a presidente da SAB, Delsnira Magalhães.

Atividades sobre trânsito seguro

Quem passar pelos distrito contará ainda com atividades educativas de trânsito voltadas às crianças. Educadores da Prefeitura de São José vão conscientizar os pequenos sobre práticas seguras, estimulando o respeito ao próximo e a cidadania.

Por meio de jogos e brincadeiras, a equipe vai orientar sobre a utilização correta de equipamentos de segurança, como cinto de segurança e cadeirinhas, comportamento seguro enquanto pedestres, com travessia na faixa e acionamento de botoeiras, bem como a atuação das crianças como multiplicadoras de atitudes seguras junto aos pais e familiares.

Durante todo o fim de semana, agentes de trânsito estarão no local fazendo a sinalização e a interdição das ruas da praça principal para garantir a segurança de todos que participarão do evento.

Atração turística

Orgulho de todos os joseenses, o distrito de São Francisco Xavier está a 720 metros de altitude e a uma distância de 54,8 km de São José dos Campos, recebendo muitos visitantes o ano todo de várias partes do país.

Ainda mantém a característica de um pequeno povoado do interior, estando perfeitamente integrado ao seu modo de vida, inclusive com a manutenção de algumas tradições como artesanato típico da região e festas religiosas.

São Francisco possui várias trilhas para caminhadas e para mountain bike. Também há uma rampa de voo livre e vários pontos com altitudes apropriadas para praticar paraglider.

Outras atrações são as já famosas cachoeiras. O distrito conta ainda com rios e córregos apropriados para a canoagem.

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO:

SÁBADO
10h às 15h: Atividades recreativas com a Rua de Lazer
17h: Apresentação do grupo de congada Nossa Senhora do Rosário
20h: Apresentação do grupo de viola Esperança Caipira
Local: Praça Cônego Antônio Manzi, s/nº

DOMINGO
8h30: Encenação da chegada da Família Tropeira
9h: Missa solene em Ação de Graças
Local: Igreja São Sebastião, no Largo São Sebastião
10h às 15h: Atividades recreativas com a Rua de Lazer
10h30: Apresentação do grupo de viola Oliveira Neto e Amigos
13h: Apresentação Dança Tribal da Casa de Cultura Júlio Neme
13h30: Apresentação de Dança de Rua com Grupo Movimento Independente de Dança
14h30: Distribuição de bolo comemorativo ao aniversário do distrito
Local: Praça Cônego Antônio Manzi, s/nº

Botão Voltar ao topo