fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Renovação da frota em São José já conta com 37 ônibus novos em operação

Com a renovação da frota, São José passa a ter 37 veículos novos, com maior capacidade de passageiros e tecnologia sustentável. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)

Trinta e dois ônibus novos já estão em circulação no sistema de transporte de São José dos Campos. Com a renovação da frota, a cidade passa a contar com 37 veículos novos, com maior capacidade de passageiros e com tecnologia sustentável, oferecendo mais conforto e segurança aos usuários, além de contribuir para a melhoria na qualidade do ar.

Os 10 ônibus da empresa CS Brasil chegam com 13,2 metros de comprimento e com capacidade de transportar 6 passageiros sentados a mais que o modelo anterior. Além disso, agora todos os novos veículos contam com 3 portas.

A Expresso Maringá traz 5 ônibus com 13,5 metros e 3 portas laterais. O modelo anterior contava com 11 metros e duas portas. Por veículo, o aumento da capacidade chega a 17 passageiros a mais.

Respeito ao meio ambiente

Os ônibus de ambas as empresas contam com a tecnologia Euro V que tem o objetivo de reduzir o nível de emissão de gases poluentes na atmosfera – diminuição de 60% as emissões de NOx (óxido de nitrogênio) e até 80% as emissões de partículas.

Os 17 carros da empresa Saens Pena passaram de 12,60 metros para 13,20 metros e transportam a mais 6 passageiros em pé. O veículo também é mais largo, tornando os assentos mais espaçosos.

O modelo traz tecnologia do Arla 32 que é um componente que converte os óxidos de nitrogênio (NOx) nocivos da exaustão do veículo a diesel em nitrogênio e vapor de água inofensivos, reduzindo consideravelmente as emissões de NOx, que são uma das principais fontes de poluição atmosférica.

Pacote de benefícios

Os novos veículos integram o conjunto de benefícios implantados a curto prazo para trazer melhorias aos usuários do transporte público da cidade.

Também estão previstas as reavaliações das linhas, tendo em vista a reestruturação do sistema de transporte com a adoção de medidas que visam incentivar a integração, ampliar as possibilidades de deslocamento e, consequentemente, aumentar a oferta de horários.

No que se refere ao cumprimento dos horários, a implantação do sistema de controle por GPS está auxiliando a fiscalização. A cidade opera atualmente com 390 ônibus – atendendo cerca de 330 mil pessoas diariamente.

Botão Voltar ao topo