fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Projeto UbatubaSat é convidado para evento no INPE aberto a escolas públicas

Criador do projeto faz duas palestras no 38º Congresso Brasileiro de Vácuo. (Foto: Divulgação)

Em 25 de agosto, o nanossatélite Tancredo-1 e sua história de sucesso e transformação na Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, em Ubatuba, será tema de palestra no 38º Congresso Brasileiro de Vácuo na Indústria e na Ciência (CBraVIC) e 2º Workshop de Tratamento e Modificação de Superfícies no Instituto Nacional de Pesquisas Espacial (INPE), em São José dos Campos.

O idealizador do projeto UbatubaSat, Prof. Candido de Moura foi convidado pela comissão organizadora a palestrar em dois horários para cerca de 300 pessoas, entre eles pesquisadores, professores e estudantes de pós-graduação e de graduação da área da Ciência, Engenharia e Tecnologia. Pela primeira vez, o evento será aberto para professores e alunos de escolas públicas participarem.

O evento, em sua 38ª edição, traz palestrantes nacionais e internacionais que apresentarão os últimos desenvolvimentos científicos e tendências futuras nas áreas de Engenharias, Física, Química, Ciência dos Materiais.

É subsidiado pela Sociedade Brasileira de Vácuo (SBV), civil e de caráter científico e tecnológico, sem fins lucrativos, com sede e foro no Instituto de Física Gleb Wataghin na Universidade Estadual de Campinas. Voltada para a divulgação e troca de informações na área de vácuo, tanto do ponto de vista acadêmico como industrial, promovendo cursos, congressos e interações nas mais diversas áreas que fazem uso desta tecnologia.

UbatubaSat

A ideia surgiu do prof. Cândido Moura, que tinha em mente fazer o ensino de Ciências na escola em que trabalha,  em Ubatuba ser mais atraente para seus alunos. Em 2010, ao encontrar, em uma revista, um artigo sobre uma startup que vendia o protótipo para a construção de um nanossatélite, decidiu colocar a ideia em prática.

O sonho virou realidade e, em dezembro de 2016, foi possível colocar em órbita o Tancredo-1.  Ele foi lançado do Centro Espacial Tanegashima, no Japão, pela Estação Espacial Internacional (ISS). Em janeiro, o equipamento foi colocado em órbita a partir do módulo japonês da ISS. O professor e os participantes do projeto UbatubaSat assistiram às operações na sede do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP).

Com 9 cm de diâmetro e 13 cm de altura, o equipamento de 700 gramas foi totalmente construído no Brasil com o apoio do INPE e da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Serviço: Projeto UbatubaSat no INPE, em evento da Sociedade Brasileira de Vácuo (SBV)

Palestrante: Prof. Cândido de Moura

Local: Auditório Fernando de Mendonça, INPE, São José dos Campos

Data: 25 de agosto (sexta)

Horários: 9h40 e 14h40

Botão Voltar ao topo