fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Projeto sobre trânsito seguro é levado à educação infantil em São José dos Campos

No encontro, realizado no Cefe, os professores da rede municipal conheceram a história A Bruxinha Juliet e suas Aventuras no Trânsito. (Foto: Beto Faria/PMSJC)

Segurança no trânsito em forma de história é a proposta do projeto “Venha, venha historinha”, apresentado nesta semana a 168 professores da educação infantil da rede municipal de São José dos Campos.

De forma lúdica, o projeto visa inserir o tema trânsito no dia a dia das crianças na escola, contando com a participação dos próprios educadores.

No encontro realizado no Cefe (Centro de Formação de Educadores), profissionais da Secretaria de Mobilidade Urbana apresentaram aos educadores a história “A bruxinha Juliet e suas aventuras no trânsito”, com aparato musical de percussão e viola para contextualizar o enredo.

De acordo com a professora Ana Cláudia Freire Silva, há 8 anos na educação infantil, o projeto é de suma importância, uma vez que o trânsito está muito violento e nada melhor do que levar para a criança a educação no trânsito.

“De forma lúdica e prazerosa podemos conscientizar as crianças dos perigos para que elas possam também conversar em casa, conscientizando os pais sobre tudo o que ela aprendeu conosco no trabalho”, afirmou.

Para conduzir o projeto, os profissionais contarão com a cartilha da bruxinha, fornecida pela Prefeitura, tendo a liberdade para criar também outras formas de abordagem dos alunos. A apresentação é apenas uma sugestão para os professores tratarem sobre o tema dentro da sala de aula. Eles poderão utilizar outras ferramentas e adaptar o projeto à realidade de cada escola.

Ensinos médio e universitário

Além da educação infantil, A Prefeitura desenvolve programas para o ensino médio e universitário.

Voltado aos estudantes que cursam os últimos anos do ensino médio, com idade prestes a obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), o projeto Party propõe uma reflexão entre os jovens sobre os riscos os quais estão sujeitos no trânsito.

Por meio de palestras e visitas às vítimas de trânsito internadas no Hospital Municipal e em processo de reabilitação do Centro Lucy Montoro, os estudantes vivenciam as consequências de um acidente de trânsito.

Nas universidades, o foco da abordagem é a alcoolemia ao volante. Em um ambiente descontraído, agentes de trânsito e policiais rodoviários federais falam sobre o tema e os participantes podem trocar de ideias e esclarecer dúvidas e mitos, como o uso de enxaguante bucal e bombom de licor nos testes com bafômetro, além de informações sobre legislação, influenciando a adoção de medidas simples do cotidiano para preservação de vidas no trânsito.

Botão Voltar ao topo