fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Galinhas-d’angola ajudam a combater carrapatos no Parque da Cidade em São José

Galinhas d’angola no Parque da Cidade em São José dos Campos. Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

Com a estiagem, típica do inverno, a Prefeitura de São José dos Campos vem intensificando o combate aos carrapatos no Parque da Cidade, na região norte. Após a aplicação de carrapaticida na segunda quinzena de julho, a população ganhou novos aliados no extermínio da praga – as galinhas-d´angola.

As aves estão na Casa da Ilha, nas proximidades do lago onde vivem mais de cem capivaras, principais hospedeiros e disseminadores de carrapatos no Parque da Cidade. As galinhas-d’angola são predadoras naturais e têm participação importante no controle biológico, auxiliando no equilíbrio ecológico uma vez que elas se alimentam dos insetos sem agredir o meio ambiente.

O trabalho de controle da praga está sendo realizado em conjunto pelas secretarias de Manutenção da Cidade, Urbanismo e Sustentabilidade e Educação e Cidadania. O objetivo é proteger e oferecer conforto os frequentadores do parque.

Ajuda costumeira
Essa não é a primeira vez que as aves auxiliam em ações de combate a insetos e animais peçonhentos na cidade. Em uma experiência bem-sucedida, iniciada em abril deste ano, a Urbam (Urbanizadora Municipal) conseguiu reduzir o número de escorpiões no Cemitério Maria Peregrina, em Santana (norte), também por meio do uso de galinhas-d’angola. O mesmo procedimento é utilizado há pelo menos oito anos no Parque Vicentina Aranha, na região central, onde as aves também combatem aranhas.

Botão Voltar ao topo