fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Forças Armadas irão atuar nas eleições suplementares do Amazonas

Dos militares, 3,7 mil são do Exército. (Foto: PortalR3)

Cerca de 4,4 mil militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea Brasileira irão atuar durante o 1º turno das eleições suplementares que ocorrem neste domingo (6) no Estado do Amazonas. A atuação se dará em 23 municípios com o objetivo de garantir o reforço na segurança e a garantia da votação e apuração nas cidades amazonenses, além do apoio logístico com transporte de pessoal e urnas.

A finalidade do emprego das Forças Armadas nos municípios definidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é manter as condições necessárias para que a população possa exercer a cidadania e votar com tranquilidade.
Para atuação das Forças Armadas no pleito, o presidente Michel Temer assinou um decreto, publicado no dia 25 de julho no Diário Oficial da União, em que autoriza o emprego dos militares para a garantia da votação e apuração durante as eleições. A partir de então foi firmado um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Defesa e o TSE.

Dos 4,4 mil militares, cerca de 340 são da Marinha, 3,7 mil do Exército e 290 da Força Aérea Brasileira. Também serão utilizadas durante as eleições aproximadamente 265 viaturas, 87 embarcações e cinco helicópteros das três Forças Singulares.

Os 23 municípios que receberão apoio do Ministério da Defesa são Altazes, Amaturá, Atalaia do Norte, Barcelos, Benjamin Constant, Boca do Acre, Coarí, Fonte Boa, Humaitá, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Manaus, Manicoré, Maués, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santa Isabel do Rio Negro, Santo Antônio do Iça, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tefé.

Pleito

O 1º turno das eleições suplementares no Amazonas foi determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral em maio desse ano, após a cassação dos mandatos do ex-governador José Melo (Pros), e do vice, Henrique Oliveira (SD), por compra de votos nas eleições de 2014.

Neste domingo, mais de 2,3 milhões de eleitores do Amazonas devem voltar às urnas para escolher um novo governador. Também irão atuar no policiamento dos locais de votação e entorno agentes da Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar.

Botão Voltar ao topo