fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Basquete: Projeto entre LNB e CBC garante competição por mais quatro anos

Próxima edição do maior campeonato de base do basquete brasileiro terá início no final de outubro. (Foto: Fotojump/LNB)

A LDB está confirmada para as quatro próximas temporadas. Um dos principais feitos do basquete brasileiro nos últimos anos, a competição de base teve sua continuidade assegurada por conta de um projeto da LNB com o CBC (Comitê Brasileiro de Clubes).

Tal acordo garante a realização de mais quatro edições, entre 2017 e 2020. O projeto tem o valor de cerca de de R$ 6,5 milhões no total. A LNB continuará a coordenar a competição, com o CBC (Comitê Brasileiro de Clubes) e com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), que participará do planejamento e fornecerá ainda a arbitragem, além de colaborar com a comunicação do evento.

publicidade


“O acordo com o CBC foi crucial para a manutenção da LDB e é um prazer para nós ter a competição assegurada por quatro anos. Estamos falando de um dos principais feitos da LNB nos últimos anos e os frutos da LDB já começaram a ser colhidos. Queremos colher ainda mais”, exaltou Paulo Bassul, gerente técnico da LNB.

Realizada anteriormente com limite de idade de 22 anos, a Liga de Desenvolvimento de Basquete se tornará uma competição Sub-20 já a partir de sua próxima edição, que terá início no final do mês de outubro. As finais serão disputadas em fevereiro de 2018.

“Identificamos nos últimos anos que a a maioria das equipes jogavam com atletas na faixa dos 19, 20 anos e também com jogadores até mais novos. Os atletas de 21 e 22 anos apareciam em menor número e decidimos fazer esse teste deixando a competição como Sub-20 nos próximos quatro anos. Acreditamos que isso pode acelerar o processo de amadurecimento desses atletas também. Após esse período de 4 anos faremos nova avaliação”, explicou Bassul.

A relação completa das equipes que disputarão a sétima edição da LDB será divulgada nas próximas semanas pelo Departamento Técnico da LNB. A fórmula de disputa será elaborada somente após a confirmação de todos os times.

“Excepcionalmente, por conta da aprovação recente do projeto, a competição terá um calendário diferente em 2017. Para os três anos seguintes voltaremos com o formato padrão da LDB, realizando-a entre os meses de julho e dezembro de cada ano. Estamos muito animados com os quatro anos que estão por vir”, disse Bassul.

A LDB
Criada em 2011, com o objetivo de auxiliar na formação de atletas, a LDB é o grande celeiro da nova geração do basquete brasileiro. Indo para sua sétima edição, o campeonato Sub-22 já possui grandes feitos neste curto período de existência.

Desde sua criação, a LDB já revelou mais de 100 jogadores para as equipes que disputam o NBB CAIXA. Em sua última temporada, o maior campeonato de basquete do país teve mais de 43% dos atletas oriundos da competição Sub-22.

Foi na LDB que nomes que hoje brilham na NBA foram revelados. Depois de brilhar na edição de 2011 pelo Minas e com a camisa do Flamengo nas temporadas 2013 e 2014, o pivô Cristiano Felício chegou ao Chicago Bulls em 2015 e, mais recentemente, fez parte da Seleção Brasileira na disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Outro atleta que fez a “ponte-aérea LDB-NBA” foi Bruno Caboclo. Um dos destaques da edição 2013 da LDB, com a camisa do Pinheiros, o jovem e promissor ala foi escolhido pelo Toronto Raptors na 20ª posição do Draft 2014 da NBA e agora desfila seu talento na liga norte-americana de basquete.

Da Seleção Brasileira que recentemente disputou a AmeriCup neste ano, oito dos 12 atletas tiveram participações marcantes na LDB. São eles: Davi Rossetto, Georginho, Danilo Siqueira, Léo Meindl, Caboclo, Lucas Dias, Jimmy e Lucas Mariano.

Outros nomes que brilham entre os profissionais e que tiveram na LDB o grande trampolim para suas carreiras são Ricardo Fischer, hoje no basquete europeu e que foi campeão da segunda edição pelo Bauru, e Gegê, atualmente no Minas e bicampeão da LDB com o Flamengo.

Confira todos os campeões da LDB na história:
2011 – Flamengo
2012 – Bauru
2013 – Flamengo
2014 – Basquete Cearense
2015 – Pinheiros
2016 – Franca

Botão Voltar ao topo