fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Aos 103 anos, Dona Francisca conquista sua 1ª medalha em Jogos Regionais do Idoso

Dona Francisca no pódio. (Foto: Divulgação)

Dona Francisca continua fazendo história. A atleta de 103 anos está representando Pindamonhangaba nos Jogos Regionais do Idoso, em São Sebastião e, nesta sexta-feira, conquistou sua primeira medalha em uma competição.

Dona Francisca, ou Francisquinha, como é chamada por algumas das colegas, participou do atletismo na manhã desta sexta-feira, e ficou com a medalha de prata nos 600 metros rasos, mostrando que a superação e a força de vontade rompe qualquer barreira.

Francisca Maria da Conceição, a Dona Francisca, é natural de Patos, na Paraíba e nasceu em 4 de agosto de 1914, mas há mais de 20 anos, vive em Pindamonhangaba.  Pela primeira vez, ela está participando dos JORI. Conheça um pouco deste história, aqui.

Dona Francisca iniciou no esporte por acaso. Estava na casa de uma amiga, que é aluna da Semelp (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer), quando conheceu a gestora de esportes Ana Rosa Marcondes e recebeu o convite para competir pela cidade. “Lá na Semelp, já havíamos ouvido falar da dona Francisca, mas não estávamos conseguindo o contato dela. Precisamos correr atrás e deu tudo certo”, explicou a gestora. “No início, ficamos um pouco receosos das possíveis condições de saúde da dona Francisca, mas ela é forte e muito bem cuidada pela família. E essa vitória comprova que nossa aposta estava certa. É um talento nato!”, elogiou.

Outra curiosidade é que para inscrever a atleta nos Jori, foi necessário fazer toda uma modificação no formulário da competição, que não tinha os campos necessários para o preenchimento da idade de dona Francisca. “Para inscrever a dona Francisca, precisamos entrar em contato com a organização dos Jogos no Governo do Estado, pois o campo ‘idade’ do formulário tinha apenas dois dígitos. Foi necessário fazer toda uma mudança no sistema de cadastro e assim, descobrimos que dona Francisca é a atleta mais idosa da história dos Jori”, comentou o secretário da Semelp, Everton Chinaqui. “Dona Francisca é um orgulho para nós do esporte, é um exemplo pela sua longevidade e disposição”, afirmou.

Dona Francisca ao centro, feliz da vida com a medalha de prata em São Sebastião. (Foto: Divulgação)
Dona Francisca repondo as energias durante almoço em São Sebastião. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

Botão Voltar ao topo