fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Alunos de São José recebem orientação sobre o uso seguro de bicicletas

A primeira escola a receber o projeto foi a Emef Profª Vera Lúcia Carnevalli Barreto, em Santana. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Alunos do 1º ao 7 º ano das 48 escolas de ensino fundamental da rede municipal de São José dos Campos começaram, neste semestre, a participar do projeto Pedal na Escola. O objetivo é incentivar, entre as crianças e adolescentes, o uso da bicicleta de maneira segura no trânsito.

A cada semana, alunos de uma nova escola receberão palestras educativas que abordam desde a história da bicicleta até o uso dos equipamentos de segurança, as sinalizações de trânsito e a importância da prática esportiva para a saúde e qualidade de vida.

A primeira escola a receber o projeto foi a Emef Profª Vera Lúcia Carnevalli Barreto, em Santana (região norte), onde cerca de 800 alunos participarão das oficinas até a próxima sexta-feira (4).

A aluna Juliana Marcele, 12 anos, aproveitou as orientações da palestra para reforçar com os colegas os cuidados ao utilizar a bicicleta. “Aprendi a pedalar bem pequenininha e sempre gostei muito. Vou à casa das minhas amigas e familiares de bicicleta e sei que é preciso respeitar os pedestres e as placas de trânsito. Na aula prática, todos puderam aprender também a pedalar com segurança”, destacou.

O Pedal na Escola integra o programa Escola Ativa, lançado no início deste ano para estimular a prática da atividade física e utilizar o esporte para incrementar o desenvolvimento da criança.

Ciclovias e ciclofaixas

A cidade de São José dos Campos possui mais de 89 quilômetros de faixas destinadas ao tráfego exclusivo de bicicletas. Recentemente, visando a segurança dos ciclistas, a Prefeitura avaliou a malha cicloviária do município e implantou um cronograma de manutenção.

As ações de recuperação das ciclovias e ciclofaixas vêm sendo executadas por equipes das secretarias de Mobilidade Urbana e Manutenção da Cidade, que arrumam o piso, fazem as podas em árvores, roçadas e a manutenção da sinalização.

 

Botão Voltar ao topo