fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Programa da Fibria aumenta em 4,5 mil hectares a cobertura da Mata Atlântica em SP

Ação integra conjunto de Metas de Longo Prazo instituídas pela Fibria em 2011 que direcionam a atuação da empresa até 2025. (Foto: divulgação)

A Fibria, líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, possui um dos maiores programas de restauração ecológica de biomas em curso no Brasil. O programa de restauração florestal visa recuperar os biomas Mata Atlântica e Cerrado, em áreas degradadas. No Estado de São Paulo, nas regiões do Vale do Paraíba e Capão Bonito, a iniciativa da Fibria tem resultados significativos, com o aumento de 4,5 mil hectares reflorestados com espécies nativas, desde 2010. O que equivale a uma área de 4,5 mil campos de futebol.

publicidade


O reflorestamento dos biomas contribui com o enriquecimento da fauna e da flora, inclusive de espécies ameaçadas de extinção. Além disso, possibilita a ampliação dos serviços ambientais, como o sequestro de carbono, a disponibilidade e qualidade da água, entre vários outros.

Atenta à importância do reflorestamento para a proteção da biodiversidade, a meta da Fibria é promover, até 2025, restauração ambiental em 40 mil hectares de áreas próprias, considerando todos os estados onde atua. Essa área de restauração vai muito além do que pede a legislação no contexto das exigências de ações compensatórias ambientais.

“A Fibria não vê a atividade de recuperação de matas nativas como apenas um cumprimento da lei. No dia a dia da companhia, essa atividade representa muito mais, com benefícios para o negócio, meio ambiente e sociedade. Além de atender o Código Florestal, a restauração influencia diretamente a vida no campo, incluindo a produtividade das fazendas de eucalipto. No Estado de São Paulo, já foram recuperados 4,5 mil hectares, beneficiando inclusive o turismo sustentável”, diz Naiara Cristina de Carvalho, consultora de Gestão Ambiental da Fibria.

Estratégia alinhada ao manejo sustentável
Aliado ao reflorestamento que conserva as áreas de preservação, o plantio de eucalipto da Fibria é realizado em áreas degradadas que, em sua maior parte, eram de pastagens. Nessa condição, promove a cobertura vegetal e a estabilização do solo, além de permitir a infiltração da água da chuva. O eucalipto também desempenha uma função chamada de ‘matriz permeável’, ou seja, a floresta de eucalipto é considerada um ambiente propício para a fauna, que acaba utilizando o plantio como corredor e até abrigo, para se deslocar de um fragmento de vegetação preservado a outro.

O compromisso da empresa com o meio ambiente se estende em toda atividade florestal, incluindo a colheita. Com uma base florestal de 157 mil hectares no Estado de São Paulo, dos quais cerca de 60 mil são de áreas destinadas à conservação ambiental, a Fibria trabalha com as melhores práticas de manejo florestal, garantindo assim uma produtividade sustentável. Por isso, a colheita na companhia é realizada em mosaicos, ou seja, dividida em blocos de acordo com as idades das árvores.

“É uma das práticas do manejo sustentável da Fibria, que beneficia a fauna, servindo de área de trânsito de animais, conectando fragmentos de vegetação nativa. Dessa forma, as florestas plantadas em diferentes idades auxiliam na manutenção de um ambiente propício para a biodiversidade local. É unindo as melhores práticas com a preocupação com o meio ambiente que a Fibria se destaca como uma empresa sustentável”, completa a consultora de Gestão Ambiental da Fibria.

Botão Voltar ao topo