fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Diversidade marca 3ª edição do Conexão Juventude/Vitrine Jovem em São José

3ª Edição do Conexão Juventude. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

A terceira edição do Conexão Juventude/Vitrine Jovem deu seguimento neste sábado (29) às comemorações de aniversário de 250 anos de São José dos Campos, abrindo espaço aos mais diversos movimentos culturais e promovendo um grande intercâmbio entre gerações.

Na programação do evento, realizado no Centro da Juventude, na região sul, artistas, atletas e aficionados dividiram experiências e atraíram um público variado, composto majoritariamente por famílias.

publicidade


Entre as novidades, estavam a oficina circense no centro do pavilhão, apresentações de um grupo de kpop (música popular sul-coreana), show de ioiô e uma exposição de games e consoles antigos. A mostra, aliás, prendeu a atenção de cerca de 30 crianças e adultos em menos de duas horas.

Com diversos aparelhos ligados, entre eles os clássicos Super Nintendo, Mega Drive e Play Station, o colecionador e um dos organizadores da exposição, Fábio Exposito Batista, 38 anos, confirmou a expectativa de atrair pessoas de todas as gerações.

“O que a gente percebe agora, é que tem cada vez mais um público chegando que não era um público gamer. O perfil gamer é basicamente mais infanto-juvenil e cada vez mais tem vindo pessoas como eu e os colegas que estão beirando os 40. Eles estão procurando vídeo games, mas não os atuais e sim os que fizeram parte da infância”, explicou.

De acordo com o professor de informática, a divulgação pública do gosto por games ajuda a fortalecer e a promover mais encontros entre os que curtem o mundo eletrônico.

“Os pais vêm e falam para o filho, ‘olha, eu jogava isso quando era criança’. Aí ela vem, senta, joga também e acha um barato. São dois públicos que se complementam. O público jovem que pega os video games da atualidade e o ‘quarentão’, que pega os de quando era criança. Quando se juntam, fazem o movimento gamer crescer cada vez mais”, afirmou Batista.

Visibilidade
O espaço dado pelo Conexão Juventude/Vitrine Jovem às culturas menos populares também foi elogiado por Daniel Borges, 17 anos. Tricampeão brasileiro de ioiô e único representante brasileiro no próximo Mundial, o joseense se apresentou durante a tarde no palco no pavilhão do Cejuv e falou sobre a importância de expor para popularizar a arte no país.

“O ioiô no Brasil está fraco, a comunidade ainda é fraca, mas lá no Japão, Estados Unidos está bem mais evoluído”, disse.

“Isso (a apresentação) sempre gera uma curiosidade. O pessoal assiste e começa a gostar. Eu mesmo comecei a jogar porque vi esses caras jogando. Então as apresentações representam muito”, completou o jogador.

Até o fim do dia, a unidade esportiva no Jardim América foi o ponto de encontro de quem gosta de música e dança. O local recebeu grupos de dança clássica, hip-hop, aula de Urban Mix™ e um show de k-pop. A cultura sul-coreana tem alcançado notoriedade no Brasil, principalmente depois do hit Gangnam Style, do músico Psy.

Na região do Vale do Paraíba, o k-pop tem ganhado corpo por meio de seis jovens de quatro cidades (São José dos Campos, Taubaté, Lorena e Campos do Jordão) que se encontram semanalmente para ensaios em São José.

Coordenado pelo estudante de doutorado da Unesp, Felipe de Camargo Ribeiro, o grupo explicou que a oportunidade no Conexão Juventude/Vitrine Jovem é uma chance de espantar a timidez de quem gosta da música asiática e se unir para aumentar o número de praticantes.

“Acho que ajuda (a divulgar) sim, até porque já tem muitas pessoas que gostam. Talvez elas ainda não estejam todas juntas, não saibam que também alguém que também gosta. Então acho que vai dar uma boa visibilidade”, opinou o taubateano.

As ações acontecem no Centro da Juventude, na região sul, sempre no último fim de semana de cada mês. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC).

Espaço para a juventude
O Conexão Juventude/Vitrine Jovem é um programa da Prefeitura de São José dos Campos que tem por objetivo dar espaço a todo movimento jovem que queira desenvolver projetos artísticos, culturais e esportivos.

As ações acontecem no Centro da Juventude, na região sul, sempre no último fim de semana de cada mês. A edição especial deste sábado fez parte das comemorações pelo aniversário de 250 anos da cidade.

Programação

A festa promovida pela Prefeitura seguirá no domingo (30) com dois eventos. Pela manhã, será realizada a tradicional Corrida de Aniversário, com largadas da Via Norte, às 8h. Próximo a via, o Parque da Cidade (avenida Olivo Gomes, 100 – Santana, região norte) terá diversas atividades como o Retro Park, exposição de artesanato e Rua de Lazer.

Botão Voltar ao topo