fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Caraguá realiza 96 exames em mutirão de mamografia

A Secretaria de Saúde fez o encaixe automático de 30 mulheres sem encaminhamento que procuraram o procedimento. (Foto: Claudio Gomes/PMC)

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou o mutirão de mamografia no último sábado, dia 22. A meta era fazer 100 exames, mas 34 mulheres faltaram na data. A Secretaria de Saúde fez o encaixe automático de 30 mulheres sem encaminhamento que procuraram o procedimento. Outras 51 mulheres fizeram agendamento para o próximo mês.

Caraguatatuba agenda aproximadamente 600 mamografias por mês, mas a responsável técnica pelo setor de exames de imagem, Auxiliadora Rangel, alerta para a taxa de desistência do exame. “Muitas mulheres agendam a mamografia e faltam no dia do procedimento por motivos variados e isso é muito ruim para nós da Saúde, mas principalmente para a população”, disse.

Auxiliadora afirmou que é necessário fazer a mamografia todos os anos. “O câncer é uma doença silenciosa. E muitas mulheres procuram o atendimento médico apenas quando encontram um caroço. Isso é errado. O caroço é um sintoma de evolução da doença. Portanto a mamografia deve ser realizada anualmente, em mulheres com idade acima de 40 anos ou que tenham casos de câncer na família. Quanto mais rápido descobrir, mais rápido é o tratamento”.

A gerente administrativa do Centro de Especialidades Médicas (CEM), Nádia Maia, falou sobre alguns procedimentos realizados se o câncer for detectado. “O resultado do exame fica no CEM e passa por análise. Posteriormente, se algo for detectado, entramos em contato com a paciente para informar e encaminhá-la ao setor de oncologia, para iniciar o tratamento o mais rápido possível” afirmou.

Nádia disse ainda que o câncer é uma doença que devasta toda a família. “Todos os membros da família recebem acolhimento e atendimento humanizado. O câncer devasta a estrutura familiar e nossa equipe de oncologia conta com uma psicóloga para ajudar em todas as fases do tratamento”, falou.

O mamógrafo de Caraguatatuba foi doado ela ONG Américas Amigas, que trabalha no país inteiro para reduzir os casos de mortalidade por câncer de mama. Os profissionais que operam a máquina durante a realização do exame recebem anualmente um treinamento para o procedimento.

 

Botão Voltar ao topo