fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Scania debate o uso e a evolução do etanol no transporte

Hugo Nicioli, engenheiro da Scania. (Foto: Divulgação)

A Scania Latin America marca presença em um dos principais eventos do mundo voltados para energias renováveis, com foco no etanol e produtos derivados da cana-de-açúcar, o Ethanol Summit. O encontro, realizado nos dias 26 e 27 de junho, no WTC Events Center, em São Paulo, reúne empresários, autoridades e especialistas do Brasil e do exterior para discutir o futuro do setor sucroalcooleiro.

Referência em sustentabilidade, a fabricante de caminhões e ônibus desenvolve soluções para o uso eficiente do etanol como combustível, com inúmeras vantagens oferecidas aos transportadores e, principalmente, ao meio ambiente. Atualmente, a Scania reduziu 90% das emissões de CO2 ao utilizar caminhões movidos a etanol.

“Hoje o setor de transporte é uma das principais fontes de emissão de gases poluentes, e se queremos construir o futuro do transporte, é preciso trabalhar o presente. Nele, o etanol é uma realidade disponível”, afirma Hugo Nicioli, responsável pelo portfólio de combustíveis alternativos da Scania Latin America.

Um dos assuntos de destaque no painel, que contou com a presença do engenheiro da Scania, Hugo Nicioli, foi o “Futuro dos Biocombustíveis”. A empresa sueca, que é líder na utilização de combustíveis alternativos e no desenvolvimento tecnologias sustentáveis, entende que o futuro exige um transporte mais sustentável e eficaz.

“Nosso posicionamento global está na direção de um transporte sustentável, tanto que caminhamos para reduzir em 50% a emissão de gás carbônico por tonelada transportada até 2020”, diz o engenheiro da Scania.

Atendendo aos mercados de caminhões e ônibus, a Scania possui a maior variedade de motores preparados, no segmento de pesados, que circulam com combustíveis como Biodiesel, Biometano, Gás Natural e o Biogás, além do próprio Etanol.

Todas essas opções se apresentam como potenciais fontes para a redução da dependência do uso de combustíveis fósseis, como o diesel para veículos pesados, ajustando-se a necessidade e aplicação de cada cliente. “Hoje, a Scania disponibiliza o maior portfólio de motores movidos a combustíveis alternativos, sendo capaz de adequar a demanda do cliente à melhor solução para seu negócio”, conclui Nicioli.

Ethanol Summit – O evento trouxe especialistas de diversas áreas para discutir a importância do uso dos combustíveis renováveis, os benefícios para os mercados de veículos e o futuro do transporte sustentável.

O engenheiro da Scania, Hugo Nicioli, o diretor da Mahle Metal Leve, Ricardo Abreu, o diretor de Assuntos Regulatórios da Fiat Chrysler, João Irineu, o presidente da Camara de Alcoholes de Argentina, Oscar Rojo, além do Prof. Luiz Gylvan, especialista em aquecimento global da USP e do consultor de tecnologia e emissões da ÚNICA, Alfred Szwarc, vão discutir o uso dos biocombustíveis e a evolução da indústria automobilística em relação ao uso do etanol.

Botão Voltar ao topo