fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Programação semanal no Parque Vicentina Aranha em São José

Travessia: baseada na obra de Guimarães Rosa, será apresentada hoje, às 19h. (Foto: Divulgação)

Nesta terça-feira (20) às 19h, o Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos, segue sua caminhada poética rumo ao sertão percebido na obra Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, com a peça teatral Travessia.

Em formato inédito, o Grupo Tecelagem de Teatro se apresentará dentro da Capela Sagrado Coração de Jesus. Como um colar de histórias, o espetáculo aponta um olhar poético sobre a vida do sertanejo, abordando as facetas deste homem que lida com o gado e a terra.

A relação fantástica com o boi que tem afetos e remorsos, a dimensão do amor sublimado e cultivado em silêncio, a dor da saudade que parte e do pai que se aventura por este rio que não para e de longas beiras. Nas voltas que o mundo dá. A faixa indicativa é para maiores de 12 anos.

O Núcleo Viva Paz realiza uma Vivência Bioenergética na quarta-feira (21) às 16h. Nesta vivência, Sonia Redi, psicóloga transpessoal propõe uma vivência de bioenergética, fundamentada na psicologia de Lowen e Pierrkos, que utiliza da movimentação para desfazer os bloqueios do corpo que dificultam o fluxo da energia natural e vital do ser humano, promovendo assim o bem-estar e a saúde integral. Sonia Redi é psicóloga transpessoal, proprietária do Espaço Flor de Lótus, idealizadora e coordenadora do evento “Te ofereço paz”.

A quinta-feira (22) começa com uma palestra do Projeto Vicentina Qualidade de Vida direcionada aos idosos às 09h30. A sexualidade na terceira idade ainda é um tabu. Pesquisas atuais mostram que o número de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) nessa população aumentou nos últimos tempos.

Esse encontro sobre a Sexualidade após os 60 busca desmistificar a sexualidade nessa etapa da vida, entender as mudanças e refletir sobre as DST. A palestra será ministrada por Carolina Godoy e Jéssica Galdino, graduadas em Gerontologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Ainda na quinta-feira (22) às 19h o Fora da Caixa, novo projeto cultural do Parque Vicentina Aranha, propõe um diálogo colaborativo, menos hierárquico com o objetivo de dar espaço e encorajar o ato de pensar por si mesmo.

Nesta segunda edição, e no mês em que o país se declara mais rural pelas festividades de São João, o diálogo proposto parte do tema Vastidão Interior com o propósito de explorar o vácuo e a amplidão, tomando como norte a obra Grande Sertões: Veredas de João Guimarães Rosa e retomando a multiplicidade de significados e a contextualização social, geopolítica e filosófica que a palavra sertão pode significar; um vetor pra uma discussão sobre a obra de Guimarães e a desmistificação do que é regionalista ou universal.

Para desafiar o modus operandi no âmbito dos debates e unir os sertões num intercâmbio de valores culturais e históricos, o Fora da Caixa convidou o violeiro, escritor e contador de causos Paulo Freire, os agricultores Valdir Martins e Quinzinho da Viola, e escritor pernambucano Tenório Cavalcanti e o cordelista músico, professor universitário, doutor em ciências pela UNICAMP, com pós-doc pela USP, Paula Barja, que construirá um cordel ao vivo durante o encontro. A ocasião também celebra os 40 anos do encontro de Paulo Freire com o sertão. Paulo largou a faculdade de jornalismo em 1977, depois de ler o livro “Grande Sertão: Veredas”. Foi embora para o Urucuia – Minas Gerais, querendo saber qual era o som desse grande sertão.

Lá aprendeu a tocar viola com Seu Manelim, Manoel de Oliveira. Desde então, tornou-se conhecido pelo domínio da arte de contar e cantar com a viola, tendo excursionado pela Europa (onde estudou violão clássico com o mestre uruguaio Betho Davesaky) e por outros continentes.

Autor de trilhas sonoras, canções, romances, biografias, livros de causos, livros infantis e CDs de viola, incluindo composições para o seriado “Grande Sertão: Veredas”, da TV Globo; vem recebendo diversos prêmios em suas atividades ligadas à cultura brasileira. Tem participação em trabalhos de diferentes artistas brasileiros e é considerado um dos mais importantes violeiros e contadores de causo da atualidade.

No sábado (24) das 08h às 13h, o Parque Vicentina Aranha recebe pela primeira vez o Dia Internacional do Yoga. A data foi instituída em 21 de junho pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 2014, adotando uma medida proposta pelo primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, que declarou que a yoga permite que as pessoas descubram o sentido de unidade consigo mesmo, o mundo e a natureza.

Reconhecida por seus benefícios físicos e mentais, a prática, que teve início na Índia Antiga, não diferencia ricos e pobres, e é acessível para todos, não importa a faixa etária ou a crença religiosa. Durante toda manhã em mais de 10 atividades simultâneas, professores, alunos e simpatizantes do yoga (idosos, adultos, crianças e bebês) são convidados para diálogos, diferentes práticas e encontros sobre os caminhos do yoga.

O tradicional Quadrilhão do Vicentina promete animar a manhã de domingo (25). Às 10h30 o Trio Pimenta apresenta o show Viva o Pé de Serra, que resgata as raízes do forró pé de serra com canções de sucesso de grandes mestres como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino, Trio Virgulino, Alceu Valença, Gilberto Gil, entre outros.

Tocando na clássica formação criada por Gonzagão, o trio conta com sanfona, zabumba, triângulo e também com a participação do contrabaixo. Para que a festa fique completa, o público é convidado a vir vestido a caráter para participar desta grande e espontânea manifestação da cultura popular.

Botão Voltar ao topo