fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Comitê do CBH-PS participa da revisão dos planos de saneamento dos municípios

Representantes das prefeituras de São Luiz do Paraitinga, Redenção da Serra, Lagoinha e Natividade da Serra estiveram na manhã desta terça-feira (27) no Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS) para discutir a revisão dos planos de saneamento das cidades.

O plano é um documento que orienta as ações de saneamento nas cidades. (Foto: Divulgação)

Os municípios precisam fazer a revisão de seus planos e buscaram no Comitê, por meio da Câmara Técnica de Saneamento (CT-SAN), suporte para o trabalho.

O plano é um documento que orienta as ações de saneamento nas cidades. A manutenção dele é uma obrigação legal dos municípios. Um dos desafios, segundo a secretária de Agronegócio e Meio Ambiente de Redenção da Serra, Nelma Biondi de Angelis, é realizar a projeção da situação das cidades para os próximos anos.

Entre os itens que deverão mudar do projeto atual para o próximo, segundo ela, é a que envolve os resíduos sólidos. “Antes, as cidades tinham seus aterros, agora estamos levando para aterros particulares, estamos inclusive nos organizando para tentar fazer isso em consórcio”, afirmou Nelma.

O secretário-executivo do CBH, Fabricio Cesar Gomes, que participou do encontro, abordou como deve ser feita a revisão, que passa pelas reuniões de análise do plano e das mudanças que precisam ser realizadas, por audiências públicas para discussão com a comunidade e pela aprovação dos vereadores.

“Vamos elaborar um cronograma para passar por essas etapas e conseguir concluir a revisão, que é uma necessidade dos municípios”, disse.
“São ações gerais para todas as cidades e discussões particulares sobre a situação de cada uma”, afirmou a coordenadora da CT-SAN, Karla Conceição Pereira. Segundo ela, a Câmara seguirá acompanhando o desenvolvimento das ações pelas cidades.

Botão Voltar ao topo