fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Alunos de São José iniciam coleta de dados ambientais para a Nasa

O objetivo é compartilhar o material coletado na região com pesquisadores e estudantes de todo o mundo. (Foto: Beto Faria/PMSJC)

Estudantes do 8º ano da Emef Emmanuel Antônio dos Santos, região leste de São José dos Campos, darão início nesta quinta-feira (22) à coleta de dados ambientais para cadastramento na plataforma Globe (Programa Global de Aprendizagem e Observação em Benefício do Meio Ambiente), desenvolvida pela Nasa (Agência Espacial Americana).

Nos próximos meses, os alunos farão buscas por locais que acumulem água parada e que sirvam como foco para desenvolvimento de larvas do mosquito Aedes aegypti. O objetivo é compartilhar o material coletado na região com pesquisadores e estudantes de todo o mundo, disponibilizando dados de São José dos Campos para estudos.

Em sala de aula, os professores também poderão utilizar os dados coletados para desenvolver projetos com os alunos e ampliar os estudos e a conscientização.

Além da Emef Emannuel Antônio dos Santos, outras 24 escolas da rede municipal de ensino também participam do projeto e estão iniciando as atividades com os estudantes dos anos finais do ensino fundamental.

O Programa Globe

Desenvolvido pela Nasa em 1994, o programa Globe está presente em 117 países, com mais de 30.600 escolas participantes. No Brasil, o Globe está sobre responsabilidade da Agência Espacial Brasileira e somente três cidades foram selecionadas para receber o programa: São José dos Campos (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Paranaguá (PR).

Em São José, 25 professores de ciências foram treinados pela AEB para fomentar o programa dentro das escolas e tornar os estudantes pequenos cientistas.

Serviço: Coleta de dados ambientais para a Nasa

Dia 22/6, das 8h às 9h30

Local: Área verde da Emef ‘Emmanuel Antônio dos Santos’, localizada na rua das Cerejas, 150, no bairro Frei Galvão.

Botão Voltar ao topo