fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São Sebastião: Defesa Civil ensina Guardas Mirins a vistoriarem áreas de risco

A aula prática de vistoria de campo ocorreu na escadaria da rua Maria de Souza Prado. (Foto: Divulgação/PMSS)

A Guarda Mirim de São Sebastião realizou, sob a supervisão da Defesa Civil, uma atividade prática de verificação de áreas de risco no bairro da Olaria, região central do município, ontem (09/05).

Uma das inovações do projeto da Guarda Mirim para este ano, foi a implementação de aulas sobre Defesa Civil, capacitando os jovens a serem agentes preventivos de situações de crise.

A aula prática de vistoria de campo ocorreu na escadaria da rua Maria de Souza Prado e os alunos foram divididos em duas turmas, sendo 40 pela manhã e 40 à tarde. Todo o efetivo da Defesa Civil esteve presente para instruir e garantir a segurança dos alunos.

De acordo com o chefe operacional da Defesa Civil, Wagner Barroso, o intuito da atividade é por em prática os ensinamentos de sala de aula.

“Os guardas mirins aprenderam a preencher a ficha de identificação de risco de uma área. Hoje, eles verificaram se no local há trincas nas residências e no solo, degraus de abatimento, árvores inclinadas, deslizamentos, erosões e mais. Tudo será relatado por eles”, explicou Barroso.

Para o comandante da Guarda Mirim, Antonio Carlos Ribeiro Jr., as atividades fora da sala de aula são fundamentais para fixar o conhecimento nos jovens. “Tudo o que eles aprendem deve ser colocado em prática. Os jovens viram como são as residências em áreas de crescimento desordenado e os perigos constantes que correm. Aprenderam a detectar os riscos e o que fazer para preveni-los”, destacou o comandante.

Já para a aluna Julia Tigre, de 14 anos, a experiência foi muito produtiva. “Achei muito legal e interessante, porque quando ficamos somente em sala de aula, o rendimento não é o mesmo. A prática faz com que tenhamos a verdadeira noção do conteúdo estudado”, contou a jovem.

A próxima atividade prática da Guarda Mirim, em conjunto com a Defesa Civil, está marcada para os dias 10 e 11 de junho, quando farão um treinamento de resgate urbano e salvamento na mata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo