fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: exposição em shopping terá cadeirinha, etilômetro e até simulador

No shopping, profissionais da Prefeitura vão orientar sobre a importância do uso das cadeirinhas para crianças com menos de 8 anos. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

A partir desta quinta-feira (11), a Prefeitura de São José dos Campos, o Corpo de Bombeiros e Detran estarão no Vale Sul Shopping (região sul), das 10h às 22h, com a exposição Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito.

O objetivo é orientar os frequentadores do local sobre a importância das atitudes seguras no trânsito para evitar acidentes.

No shopping, profissionais da Prefeitura vão orientar sobre a importância do uso das cadeirinhas para crianças com menos de 8 anos. Os modelos adequados para cada idade ficarão expostos com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o uso correto dos dispositivos para garantir a segurança dos pequenos.

Uma equipe do Detran fará a demonstração dos etilômetros, equipamentos utilizados nas blitze da Lei Seca para aferir o consumo de álcool por parte dos motoristas. Quem passar pela loja poderá fazer os testes, tirar dúvidas sobre a fiscalização de alcoolemia e ainda levar um bafômetro descartável.

Ainda sobre a temática álcool e direção, um reforço especial vai mostrar aos motoristas como os efeitos da bebida alteram os reflexos ao volante. A Pro Simulador, uma empresa especializada em equipamentos de simulação profissional de direção veicular, vai disponibilizar um simulador para que as pessoas possam vivenciar, em segurança, situações ao dirigir alcoolizado, com chuva (aquaplanagem), neblina, além de alertar sobre os riscos de manusear o celular enquanto dirige.

A orientação feita pelo Corpo de Bombeiros terá instruções para reanimação cardiopulmonar e demonstração dos equipamentos utilizados pela equipe no atendimento das ocorrências de acidentes.

Todas as equipes distribuirão materiais para que as pessoas levem para casa informações sobre segurança no trânsito.

O evento integra o conjunto de atividades do movimento Maio Amarelo, realizado pela Prefeitura em parceria com várias instituições na cidade.

As ações do movimento Maio Amarelo tiveram início na Festa do Trabalhador, no bairro Novo Horizonte (região leste), em 1º de maio, com atividade e distribuição de material educativo. Já foram realizados cursos para atualização dos agentes de trânsito, palestras em empresas, blitz da Lei Seca com a Polícia Militar, ações em bares com foco da conscientização sobre os perigos de beber e dirigir.

Além disso, nas redes sociais, a capa do Facebook da Prefeitura mostra a foto do Paço Municipal iluminado na cor amarela com o laço que é símbolo do movimento Maio Amarelo. Posts e vídeos estão sendo divulgados com mensagens educativas e testemunhos de pessoas que escolheram fazer a diferença no trânsito.

Mensagens educativas já foram colocadas nos painéis eletrônicos localizados do Anel Viário. Vários ônibus do transporte público estão circulando com adesivos do movimento.

O Maio Amarelo é uma ação global que busca engajar órgãos públicos, privados e a sociedade civil em ações que chamem a atenção da população para os índices de mortalidade no trânsito e provocar mudanças de atitudes em prol da segurança de todos.

Empresas e instituições que tiverem interesse em aderir ao movimento podem entrar em contato pelo telefone 3925-2069.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo