fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Professores de São José iniciam coleta de informações para a Nasa

A formação dos professores será feita por profissionais certificados pela Nasa e marca parceria com a Agência Espacial Brasileira. (Foto: Beto Freitas/PMSJC)

Nos próximos dias 29 e 30 de maio, professores de 25 escolas de ensino fundamental de São José dos Campos vão participar de um workshop no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, na região norte, onde serão capacitados sobre o funcionamento da plataforma Globe (Programa Global de Aprendizagem e Observações em Benefício do Meio Ambiente) e utilização da ferramenta, junto aos alunos, para a coleta de dados ambientais.

A formação dos professores será feita por profissionais certificados pela Nasa (Agência Espacial Americana) e marcará o início da parceria firmada entre a AEB (Agência Espacial Brasileira) e a Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania.

Como atividade prática do workshop, os professores realizarão a primeira coleta de informações direcionada ao estudo da larva do mosquito Aedes aegypti. A coleta acontecerá no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, localizado próximo ao Cefe.

As pesquisas sobre o mosquito Aedes aegypti serão compartilhadas com os alunos em sala de aula e as coletas serão feitas com o apoio de estudantes do 6º ao 9º ano, por um período de seis meses.

Posteriormente, serão feitos estudos sobre diversas áreas da ciência ambiental como clima, solo, vegetação e hidrologia. Somente três cidades no Brasil foram selecionadas para participar do programa Globe neste ano. Além de São José, participam os municípios do Rio de Janeiro (RJ) e Paranaguá (PR).

O Programa Globe

Além de contribuir para estudos científicos da Nasa, o Programa Globe incentiva a interação entre estudantes, professores e cientistas de todo o mundo, despertando vocações em ciências, tecnologia, engenharia e matemática, além de integrar diversas disciplinas do currículo escolar.

Em São José, o lançamento do programa aconteceu no último dia 10, e contou com a presença do presidente da AEB, José Raimundo Braga Coelho, dos diretores das 48 escolas municipais de ensino fundamental e da equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania.

O programa Globe foi desenvolvido pela Nasa em 1994 e, em 2015, foi implantado no Brasil, sob responsabilidade da AEB. Atualmente, são 117 países inscritos e mais de 30.600 escolas participantes.

Além de contribuir para estudos científicos da Nasa, o programa incentiva a interação entre estudantes, professores e cientistas de todo o mundo, despertando vocações em ciências, tecnologia, engenharia e matemática, além de integrar diversas disciplinas do currículo escolar.

Serviço:

Workshop de Capacitação – Globe Brasil

29 e 30 de maio, das 8h30 às 18h, no Centro de Formação do Educador (Cefe)

Endereço: Av. Olívio Gomes, 250, Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo