fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Exposição de figuras de papel começa domingo em São José

A exposição está inserida na programação da 15ª Semana de Museus. (Charles de Moura/PMSJC)

O Museu do Folclore de São José dos Campos realiza, a partir de domingo (21), a exposição temporária Meu Mundo É de Papel, da artista popular Eunice Coppi, mineira de Sabará.

A mostra terá 163 figuras feitas de papel e goma (de polvilho azedo), pintadas com tinta látex e verniz (usado no acabamento).

Cada imagem representa um personagem caracterizado com roupas, sapatos e enfeites. A mostra é gratuita e poderá ser visitada até o final de julho.

A exposição está inserida na programação da 15ª Semana de Museus, promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em celebração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio).

Ao todo, participam da programação 1.070 museus e instituições de memória de todo o país. O tema deste ano é Museus e Histórias Controversas: Dizer o Indizível em Museus.

Lembranças da infância

Segundo Eunice, as figuras retratam personagens e objetos do tempo da infância dela e também das manifestações folclóricas, como a congada, que ela acompanhou durante o tempo em que participou do projeto Piraquara, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, onde aprendeu a técnica de empapelamento.

“Minha inspiração para fazer as figuras de papel, que medem de 30 centímetros a 1,5 metro, veio dessas experiências no Piraquara, onde aprendi a fazer os bonecões. Depois de um tempo, resolvi criar figuras menores, usando os mesmos materiais, menos a taquara.

Já faz mais de 20 anos que eu faço esse trabalho”, contou Eunice. Antes disso, o material usado por ela era a argila.

Eunice mora em São José dos Campos há mais de 40 anos, é casada e tem três filhos. Ela cresceu na roça e trabalhou na casa de conhecidos quando era criança.

Aprendeu a fazer brinquedos de barro e palha de milho com uma mulher chamada Inácia, amiga de Maria Conceição, avó da artista. Só começou a ler quando se tornou adulta. “Minha vó foi muito importante na minha vida e meu marido, Geraldo, é meu grande incentivador.”

Três espaços

A exposição estará distribuída em três espaços do Museu do Folclore: na Sala Brasil ficarão figuras representando uma roda de capoeira, com exibição de vídeo sobre o tema; na Sala das Tecnologias serão colocadas figuras retratando um grupo de congada, com exibição de um minidocumentário sobre a artista; e no espaço do presépio (área externa) estarão as figuras de um festejo.

“As figuras de Eunice são movimento, expressão, coloridas e repletas de detalhes curiosos que atraem o nosso olhar”, ressalta a museóloga do Museu do Folclore, Ana Silvia Bloise, responsável pela curadoria da mostra. “Conhecer um pouco do seu trabalho por meio dessa exposição será um privilégio para todos nós”, destacou.

O Museu do Folclore está localizado no Parque da Cidade (Avenida Olivo Gomes, 100, Santana), na região norte. Ele foi criado há 30 anos pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo e a gestão é feita pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP). Informações pelo telefone 3924-7318.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo