Caraguá participa da 1ª Semana Nacional de Arquivos

Por: Share:
A programação diária começa às 9h, com a exibição do documentário “Menino 23”. (Foto: Luís Gava/PMC)

A Secretaria de Administração, com apoio da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), promove uma série de atividades alusivas à 1ª Semana Nacional de Arquivos, entre os dias 5 e 9 de junho, no Arquivo “Arino Sant’Ana de Barros”.

Educadores, pesquisadores, alunos da rede pública e particular de ensino, universitários e interessados no tema podem participar do encontro “Arquivos – árvores que dão frutos: documentário ‘Menino 23’ & pesquisa”.

O objetivo é incentivar o diálogo sobre o acesso à informação e a pesquisa nos Arquivos “Arino Sant’Ana de Barros” e  “José Lúcio de Alcântara”, entre outros, além de discutir temas relacionados ao trabalho infantil, trabalho escravo, eugenia, ditadura e nazismo.

A programação diária começa às 9h, com a exibição do documentário “Menino 23”. Baseado na pesquisa do historiador Sydney Aguilar Filho, o filme mostra que empresários ligados ao pensamento eugenista (integralistas e nazistas) removeram 50 meninos órfãos do Rio de Janeiro para Campina do Monte Alegre/SP para dez anos de escravidão e isolamento na Fazenda Santa Albertina de Osvaldo Rocha Miranda. Aloísio Silva, um dos sobreviventes, lembra a terrível experiência que escravizou os meninos ao ponto de privá-los do uso de seus nomes, transformando-o no “23”.

Às 10h20, a historiadora Denise Lemes coordena uma rodada de diálogo sobre o filme Menino 23. Também haverá uma breve explanação da tese de pós-doutoramento do professor: “Gestão educacional em ambiente físico e social diverso”, referente às escolas em áreas de risco e catástrofes, com pesquisas executadas no Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros e parceria no Projeto “Recontando Caraguá”. Em seguida, às 11h, haverá uma visita ao setor de guarda permanente de documentos do arquivo.

No período da tarde, as atividades recomeçam às 14h, com a exibição do documentário Menino 23. Às 15h20, a historiadora Denise Lemes debate com os participantes os assuntos abordados no filme e a explanação sobre a tese de pós-doutoramento do professor Sydney Aguilar Filho: “Gestão educacional em ambiente físico e social diverso”.   Na sequência, às 16h, o público fará uma visita ao setor de guarda permanente de documentos do Arquivo Arino Sant’Ana de Barros.

A 1ª Semana Nacional de Arquivos é promovida pelo Arquivo Nacional e a Fundação Casa de Rui Barbosa do Governo Federal.  A iniciativa está prevista no Plano Setorial de Arquivos (2016-2026), aprovado em 2016 pelo Conselho Nacional de Política Cultural. O Dia Internacional dos Arquivos é comemorado em 9 de junho.

Mais informações e agendamentos pelo telefone (12) 3897-5662. O Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros fica na Rua Santa Cruz, 396, 1º andar – Centro.

Programação da 1ª Semana Nacional de Arquivos em Caraguatatuba/ “Arquivos – árvores que dão frutos: documentário ‘Menino 23’ & pesquisa”

De 5 a 9 de junho

Manhã

9h – Exibição do Documentário: Menino 23

10h20 – Diálogos sobre o documentário “Menino 23”, baseado na tese de doutorado do professor e historiador, Sidney Aguilar Filho/ Breve explanação sobre o novo trabalho pesquisador – “Gestão educacional em ambiente físico e social diverso”, referente às escolas em áreas de risco e catástrofes, com pesquisas executadas no Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros e parceria no Projeto “Recontando Caraguá”.

11h – Visita ao setor de guarda permanente de documentos do Arquivo Arino Sant’Ana de Barros

Tarde

14h – Exibição do Documentário: Menino 23

15h20 – Diálogos sobre o documentário “Menino 23”, baseado na tese de doutorado do professor e historiador, Sidney Aguilar Filho/ Breve explanação sobre o novo trabalho pesquisador – “Gestão educacional em ambiente físico e social diverso”, referente às escolas em áreas de risco e catástrofes, com pesquisas executadas no Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros e parceria no Projeto “Recontando Caraguá”.

16h – Visita ao setor de guarda permanente do Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros”.

Endereço: Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros – Rua Santa Cruz, 396, 1º andar – Centro