
Profissionais do Caps AD (Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas) de Taubaté promovem na próxima semana uma série de atividades de conscientização para marcar a edição de 2017 do Dia Mundial sem Tabaco.
A data é celebrada em 31 de maio, porém as ações em Taubaté começam já na segunda-feira, dia 29 de maio, com uma roda de conversa com funcionários e pacientes da Policlínica às 13h. Durante toda a semana também estão previstas rodas de conversa com os pacientes do Caps AD. Já na terça-feira o trabalho de conscientização acontece no AMI (Ambulatório Médico de Infectologia).
Na quarta-feira, o Pamo (Posto de Atendimento Médico e Odontológico) Planalto recebe a ação educativa às 9h. No período da tarde, das 13h às 17h, estão previstas atividades de orientação à população na região central de Taubaté.
O tabaco causa mais de 50 doenças que reduzem a expectativa e qualidade de vida dos fumantes. No Brasil morrem 23 pessoas por hora de doenças associadas ao tabaco. Uma dependência que faz com milhões de fumantes se exponham compulsivamente todos os dias e durante décadas de sua vida a várias substâncias tóxicas, das quais 60 são reconhecidamente cancerígenas.
Este ano o tema para o Dia Mundial Sem Tabaco é “Tabagismo – uma ameaça para o desenvolvimento”.
O Caps AD mantém um programa antitabagismo, com duração de um ano. Os atendimentos são em grupo com apoio da terapia cognitivo-comportamental e medicamentosa. São quatro grupos semanais na terça-feira às 17h e, ao parar de fumar, grupos quinzenais e mensais na quinta-feira às 17h. O grupo de tabaco iniciou-se em junho de 2014. Antes de iniciar o tratamento, é necessário que o cidadão realize uma triagem inicial no Caps AD.
O Caps AD está localizado à rua Juca Esteves, 184, centro. Para mais informações, contato pelo telefone 3631-6645.

