fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Professores do Vale recebem capacitação sobre Educação de Trânsito e Meio Ambiente

Os encontros temáticos do Caminhos para a Cidadania – programa do Instituto CCR, realizado pela CCR NovaDutra – têm continuidade no Vale do Paraíba, na próxima quarta (19) e quinta-feira (20/4), nas cidades de Taubaté, Pindamonhangaba e Aparecida.

Professores da rede pública de ensino vão participar de capacitação que une conhecimentos sobre Educação de Trânsito e Meio Ambiente à ‘aprendizagem significativa’ – metodologia utilizada para estimular a conexão de memórias antigas com novos conceitos recebidos em sala de aula, de forma multidisciplinar.

O conteúdo das oficinas, extraído dos livros didáticos de 2017, trabalha a Teoria das Inteligências Múltiplas, que consiste na capacidade de resolução de problemas, de compreensão, de adaptação e de contextualização dos temas “Trânsito e Meio Ambiente” dentro da grade curricular das escolas.

“Incentivando a adoção da metodologia de ‘aprendizagem significativa’, os professores ajudam a eliminar a ‘aprendizagem decorativa’, que facilmente é esquecida pelos alunos.

A ideia das oficinas é auxiliá-los a relacionar as atividades de sala de aula com o dia a dia das crianças, despertando o interesse dos pequenos para o conhecimento”, comenta gestora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da CCR NovaDutra, Carla Fornasaro.

Carla explica que educadores do 4º ano já utilizaram essa metodologia em 2016, nas aulas sobre educação de trânsito.

“O resultado foi muito positivo e, por isso, o livro didático de meio ambiente foi totalmente reformulado este ano, para que os professores adotem a aprendizagem significativa com as crianças da 5ª série também”, diz.

Encontros temáticos do programa Caminhos para a Cidadania no Vale do Paraíba

Educação de Trânsito

Local: CEMEP/CEJA

Endereço: Rua Simplício Soares, s/nº – Santa Rita – Aparecida

Data: 19/04 (quarta)

Horário: das 18h às 20h30

Educação de Trânsito e Meio Ambiente

Local: Escola Simone dos Santos

Endereço: Avenida Walther Thaumaturgo, nº 1270 – Centro – Taubaté

Data: 20/04 (quarta)

Horário: das 8h30 às 11h – Educação de trânsito

Horário: das 13h às 16h – Meio Ambiente

Meio Ambiente

Local: Casa Transitória Fabiano de Cristo

Endereço: Frei Fabiano de Cristo, nº 555, Crispim

Referência: Escola Municipal “Prof. Manoel César Ribeiro”/ladeira do Corpo de Bombeiros – Pindamonhangaba

Data: 20/04 (quarta)

Horário: das 18h às 21h

Sobre o Caminhos para a Cidadania

Considerado o maior programa privado de Educação de Trânsito do país, o Caminhos para a Cidadania leva noções e vivência sobre Educação de Trânsito e Meio Ambiente aos educadores da rede municipal das 36 cidades às margens da via Dutra.

Por meio dos encontros temáticos promovidos pela CCR NovaDutra, o programa capacita professores com atividades que possam ser aplicadas em salas de aula.

Além dos conceitos de Educação de Trânsito e Meio Ambiente, ações de cidadania também são protagonistas do programa, desenvolvidas e aplicadas por profissionais especializados contratados pela Concessionária.

Com a capacitação oferecida pela CCR NovaDutra, os professores são formados para tornarem-se multiplicadores e formadores de cidadãos mais conscientes para o futuro. A Concessionária ainda oferece gratuitamente o material de apoio aos educadores, além de livros didáticos aos alunos envolvidos.

O principal objetivo do Caminhos para a Cidadania é que os conceitos sejam incluídos no conteúdo programático das matérias em toda a grade curricular das escolas municipais, com Educação de Trânsito para a 4º série, e Educação Ambiental para o 5º ano.

Desde 2005, mais de 1 milhão de crianças e de 37 mil professores foram beneficiados pelo Caminhos para a Cidadania no eixo da via Dutra.

O projeto socioeducacional foi eleito “o melhor programa de responsabilidade social do setor em todo o mundo” pela International Bridge Tunnel and Turnpike Association (IBTTA) – a maior e mais importante associação internacional de concessionárias de rodovias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo