fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Ford: cinza é a cor preferida de carros na Europa e ganha força mundial

A Ford oferece hoje duas opções de cinza em sua linha no Brasil e soma um total de mais de 50 tons dessa cor lançadas no mundo desde a década de 90. (Foto: Ford)

O cinza está tomando de assalto o mundo da moda e é a cor preferida dos consumidores de carros novos da Ford na Europa, ocupando o lugar que no ano passado pertencia ao branco. A Ford oferece hoje duas opções de cinza em sua linha no Brasil e soma um total de mais de 50 tons dessa cor lançadas no mundo desde a década de 90.

“Identificamos o cinza como uma ‘cor de tendência’ e até nós estamos surpresos com a popularidade que ela ganhou”, diz Julie Francis, gerente de design de cores e materiais da Ford. “O cinza é uma cor com grande potencial inexplorado, que oferece novas maneiras de ser bacana e diferente na era moderna, por isso vem sendo cada vez mais valorizada”.

Desde o cabelo até a decoração de interiores, o cinza hoje é a cor favorita das pessoas antenadas e passa longe dos adjetivos “velho” e “chato”. Celebridades como Rihanna e Cara Delevingne estão tingindo as madeixas de cinza. A hashtag #GrannyHair (Cabelo da Vovó) tem mais de 250 mil posts no Instagram e a modelo Lyn Slater, com 63 anos e cabelos cinzas naturais, seguiu os passos de Cindy Crawford, Claudia Schiffer e Naomi Campbell, assinando contrato com a prestigiosa agência de modelos Elite.

Por trás dessa tendência, está não só o desejo de se destacar na multidão mas também o ambiente de instabilidade política ao redor do mundo, segundo a especialista em psicologia das cores Karen Haller.

“Quando há um nível de insegurança e incerteza, tendemos a nos retrair e buscar coisas que tragam segurança, por isso o cinza é tão popular”, diz. “Essa tendência realmente decolou porque também é uma cor que recua, permitindo às cores mais vibrantes ocupar o centro do palco. Depende do ponto de vista. Para mim, já há bastante cinza no mundo e adoro me cercar de cores alegres.”

Mais que estilo e conforto, o cinza traz também conotações cerebrais, diz Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Colour Institute. “Pensativo e contemplativo, o cinza é a cor do intelecto. Nós chamamos o cérebro de massa cinzenta, associando essa cor com a busca da verdade, do conhecimento e da sabedoria”.

Curiosidades
· Henry Ford, em sua frase famosa, disse que o Modelo T podia ser comprado em “qualquer cor, desde que fosse preto”. Mas quando o carro foi lançado, em 1908, tinha também a opção cinza.

· A Ford oferece hoje dois tons de cinza em sua linha no Brasil, o Ubatuba (Focus Hatch e Fastback) e o Moscou (Focus Hatch, Focus Fastback, Fusion, Edge e Ranger).

· Estilistas como Celine e Kate Spade estão contratando modelos acima de 50 anos para seus desfiles.

Em janeiro, a modelo Carmen Dell’Orefice, de 85 anos, empolgou a plateia ao fechar o desfile de Guo Pei em Paris.
Como a procura pelo cinza não dá sinais de queda, a Pantone adicionou novos tons na sua paleta de Moda, Casa e Interiores – veja aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo