fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Fibria incentiva a capacitação de jovens ceramistas em Cunha

Com esse objetivo, a empresa apoia pelo segundo ano consecutivo a capacitação de jovens para o ofício de ceramistas no município de Cunha (SP) e, pela primeira vez, leva a formação até a comunidade da Vargem do Tanque, bairro localizado na zona rural da cidade. (Foto: divulgação)

Incentivar o desenvolvimento nas comunidades onde possui operação faz parte da estratégia social da Fibria. Com esse objetivo, a empresa apoia pelo segundo ano consecutivo a capacitação de jovens para o ofício de ceramistas no município de Cunha (SP) e, pela primeira vez, leva a formação até a comunidade da Vargem do Tanque, bairro localizado na zona rural da cidade.

Por meio de uma parceria com a Fibria, o Instituto Cultural de Cerâmica de Cunha (ICCC) oferece qualificação profissional para jovens que desejam desenvolver peças de cerâmica artística para decoração de interiores. O planejamento do curso contempla desde o embasamento histórico da arte em cerâmica até a execução e acabamento das peças. Ao final da capacitação, as obras dos alunos serão reunidas em uma exposição de arte, aberta a toda a comunidade.

“Além de fortalecer a vocação cultural do município, os jovens também podem utilizar o conhecimento adquirido como uma fonte de renda e oportunidade de negócio para o futuro. Isso vem ao encontro da estratégia de desenvolvimento social da Fibria e, para nós, é uma satisfação fazer parte dessa iniciativa”, disse Adriano Martins, consultor de sustentabilidade da Fibria.

A arte de moldar o barro integra as tradições culturais da cidade e é um dos principais atrativos turísticos da região. No local, o Instituto Cultural de Cerâmica de Cunha (ICCC) perpetua o ensino do ofício há oito anos, que mais do que uma opção de geração de renda, mantém viva a memória cultural do município.

Sobre o ICCC
Criado em 2009, por um grupo de ceramistas e agentes culturais, o ICCC tem como objetivo difundir a cultura da cerâmica artística que há mais de 40 anos está presente no município de Cunha, trazida por ceramistas japoneses e portugueses em 1975. O instituto oferece aulas, cursos, workshops e exposições para promover o crescimento e a difusão da arte para todos os públicos. Para realizar suas atividades, conta com o apoio da Prefeitura de Cunha e a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, que cederam o espaço e estrutura para a sede do instituto.

O instituto também recebe visitas agendadas, quando há demonstrações de torno (ferramenta usada para dar acabamento às peças de cerâmica), modelagem livre, exibição de vídeos e outras atividades que auxiliam na manutenção do trabalho do ceramista na comunidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo