fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

“Castelo das Artes” traz histórias caiçara ao Teatro de São Sebastião

. O ingresso pode ser trocado por alimento não perecível (arroz, feijão, macarrão ou óleo) no dia do evento. (Foto: Mel Braga/O Castelo das Artes)

A Cia. Teatral O Castelo das Artes traz a peça “Mitos e Lendas de São Sebastião” nesta quinta-feira (6), ao Teatro Municipal de São Sebastião.

As apresentações são às 10h, 15h e 20h e fazem parte de uma ação social para arrecadar doações às vítimas das enchentes que ocorreram no mês de março. O ingresso pode ser trocado por alimento não perecível (arroz, feijão, macarrão ou óleo) no dia do evento.

Com duração de 50 min aproximadamente e classificação livre, a peça traz no elenco os artistas Henrique Cardim, Jessyca Biazini, Vick Araújo, André Nunes e Mário Farias e trabalha a valorização da Cultura Tradicional Caiçara. “São histórias que marcaram a memória do povo do litoral, passadas de pais para filhos, registradas em livros, e que não podem cair no esquecimento”, destaca Cardim.

Há mais de oito anos, a Cia. reúne lendas, mitos e causos caiçara, como A Lenda do Amor, A Lenda do Boi que Falou, O Dia que o Santo Pecou, contos de lobisomem, de escravos, de pescador, entre outros, e monta repertórios variados para diferentes apresentações. O trabalho artístico visa mostrar a simplicidade dos modos de viver, falas e costumes, como sotaques e expressões antigas da região, que se perderam com o tempo.

A ação é realizada em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião e a Fundação Educacional e Cultural Deodato Santana.

Enchentes

De acordo com a Defesa Civil de São Sebastião, foram diversas ocorrências nas três regiões da cidade, em razão das fortes chuvas de março, sendo os bairros da Costa Sul os mais atingidos pelas chuvas entre os dias 17 e 20. A situação mais preocupante foi em Barra do Una, onde a passarela do Rio Una, já interditada anteriormente, foi levada força da correnteza.

Ainda segundo a Defesa Civil, no período ocorreram alagamentos, quedas de árvores, deslizamentos de terra, erosões e quedas de muros residenciais. A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) também informou que as chuvas deixaram 13 famílias desalojadas no momento das ocorrências.

Sobre o Castelo das Artes

Com mais de 12 anos de atuação no Litoral Norte, atualmente a Cia. Teatral O Castelo das Artes, de São Sebastião, também desenvolve outros trabalhos sobre a cultura tradicional, como: o espetáculo “Caiçaras: o povo do mar”, produzido com orientação do Programa de Qualificação em Artes – Projeto Ademar Guerra, da Secretaria de Estado da Cultura; a estátua viva “O pescador”, que circula desde 2009 valorizando os modos de pesca tradicional; entre outros.

Mais informações: (12) 98232.6922, [email protected], www.ocastelodasartes.com ou www.facebook.com/oCasteloDasArtes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo