fbpx

Museu de Taubaté recebe exposição Paisagens Cósmicas

A mostra, que pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 8h às 18h, tem entrada gratuita. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

O Museu Histórico Prof. Paulo Camilher Florençano recebe, até o dia 14 de maio, a exposição “Paisagens Cósmicas”, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Catavento Cultural e Educacional.

A mostra, que pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 8h às 18h, tem entrada gratuita e objetiva divulgar a Astronomia na sociedade tomando como referência o aniversário de 400 anos das primeiras observações telescópicas do céu realizadas por Galileu Galilei.

O conteúdo da exposição tem ênfase na Educação, no envolvimento do público e no engajamento de jovens com a ciência. A instalação composta por 20 painéis fotográficos se propõe a satisfazer a demanda dos interessados por informações e por envolvimento com descobertas científicas. A curadoria e o texto final é de Angusto Damineli (IAG-USP).

Ainda seguindo o tema Astronomia, o Museu receberá também, no dia 08 de maio, às 18h30, a palestra “Sistema Trappist-1. Um mini sistema solar logo ali?” ministrada por Viviane Salvador, mestre em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP). A motivação da pesquisadora foi o anúncio da descoberta de exoplanetas de dimensões semelhantes à da Terra, em zona habitável.

Após a palestra, o Projeto Astronomia no Sítio (da rede municipal de ensino) e o Observatório Octa Sigma irão promover uma observação, com telescópios na praça do museu, em que poderão ser contemplados a Lua (na fase cheia) formando um triângulo com a estrela Spica e com o planeta Júpiter.

Serviço
Museu Histórico Prof. Paulo Camilher Florençano
Av. Thomé Portes Del Rey, nº 925 – Jardim Ana Emília | Taubaté – SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo