fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Ubatuba sedia Congresso Brasileiro de Zoológicos e Aquários 2020

Pela primeira vez, em mais de 40 anos, Congresso será realizado por um Aquário. (Foto: Divulgação)

Ubatuba sediará em 2020, a 44ª Edição do Congresso da SZB, Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil. A escolha da cidade foi decidida em votação durante a última edição do Congresso, que aconteceu há poucos dias na cidade de Pomerode, Santa Catarina. A edição do “Congresso da SZB” em Ubatuba celebra um marco importante, já que pela primeira vez um aquário organizará o congresso.

publicidade


 

Hugo Gallo, proprietário do Aquário de Ubatuba e presidente do UC&VB (Ubatuba Convention Visitors Bureau) ressaltou a importância do evento para a cidade. “Estamos muito felizes por termos conseguido trazer para Ubatuba este congresso que é de extrema importância para comunidade científica e profissional que atua com foco em animais sob cuidado humano em ambientes controlados como aquários e zoológicos”.

Dentre os objetivos do Congresso estão o incentivo e a promoção do desenvolvimento dos zoológicos e aquários brasileiros como instituições de ensino, pesquisa científica, conservação, recreação e cultura. Importantes instituições do Brasil e de outras partes do mundo participam todos os anos do encontro, dentre elas destacam-se a WAZA (Associação Mundial de Zoológicos e Aquários), ALPZA (Associação Latino-Americana de Parques Zoológicos e Aquários), ONG Animal Welfare, dentre outras.

Além de ser o responsável pela proposta de trazer o Congresso para Ubatuba, Hugo Gallo ainda participou de outra conquista importante. “Fomos muito felizes, pois com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba conseguimos aprovar a vinda do Congresso. E, além disso, conseguimos alterar a sigla da SZB, de modo que ela passará a ser SZAB, uma conquista para todos os aquários brasileiros e ainda receber o prêmio de melhor trabalho cientifico do congresso”, diz Gallo.

Durante o evento de Pomerode, em Santa Catarina, o Aquário de Ubatuba foi premiado pelo trabalho científico “Sustentabilidade em Aquários: Cultivando o Próprio Plantel, um caso com Águas-Vivas”, de autoria da equipe do Aquário de Ubatuba, a saber, o biólogo Leandro F.A. Santos e os oceanógrafos Hugo Gallo Neto e Henrique Luis de Almeida.

No Congresso também foi eleita uma nova Diretoria da SZB, na qual Hugo Gallo passa a ocupar o cargo de Conselheiro e o Oceanógrafo Henrique Luis de Almeida manteve sua posição como Coordenador do grupo de Aquários da SZB.
Na última edição estiveram presentes profissionais de diversas partes do globo, além de diferentes territórios nacionais. Para a edição de Ubatuba em 2020 é esperado algo em torno de mil visitantes.

SOBRE AQUÁRIO DE UBATUBA
Fundado em 1996 por Hugo Gallo, o Aquário de Ubatuba é o primeiro aquário privado do país. Desde sua fundação, até os dias de hoje, sua missão é atuar na conservação do ambiente marinho por meio da educação ambiental e de pesquisas.

Reconhecido como um dos melhores aquários da América do Sul e do Brasil (fonte: Trip Advisor) o Aquário de Ubatuba é considerado também uma das melhores opções de lazer educativo no litoral de São Paulo. Sob o conceito de edutainment (termo da língua inglesa proveniente da fusão das palavras education e entertainment), que permite aos visitantes uma “imersão” nas águas dos rios e mares, na qual aprendem a valorizar a biodiversidade aquática e marinha, ao mesmo tempo em que se divertem.

O circuito de visitação é composto por 21 recintos, nos quais vivem mais de 700 animais de cerca de 130 espécies diferentes – representando os mais variados ecossistemas do Brasil e do mundo. Anualmente, o Aquário de Ubatuba recebe milhares de visitantes, tornando-se um dos locais de maior visitação turística do litoral brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo