fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Novelis conquista menção honrosa em 12º Prêmio FIESP de Conservação e Reuso de Água

A Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, conquistou menção honrosa no 12° Prêmio FIESP de Conservação e Reuso de Água, com o projeto “Estratégia para conservação de recursos hídricos: Otimização de processos industriais e melhorias de gestão para redução do consumo especifico de água”, aplicado na unidade de Pindamonhangaba.

O projeto desenvolvido na fábrica teve como objetivo reduzir 2% do consumo específico de água em 2016, comparado ao ano de 2015. Ao finalizar as ações, a Novelis não só superou a meta estabelecida como conseguiu uma redução de 7,1% no consumo do recurso na unidade. A economia gerada foi de cerca de R$ 613.000,00 em 2016.

Entre as estratégias aplicadas, os profissionais da Empresa apostaram na melhoria de gestão do tratamento de água na refusão, que contou com uma análise de tendência e controle da condutividade do recurso nas torres de resfriamento, resultando na otimização do uso de água no sistema.

Outra ação envolveu o desenvolvimento de reuso de efluente. A partir da análise das correntes de efluentes dos sistemas de Utilidades da Preparação de placas e Linha de Pintura, foi possível eliminar o descarte e reaproveitar os efluentes, reduzindo o consumo de água industrial na unidade.

“Os esforços em Pindamonhangaba, somados a ações realizadas em outras unidades contribuíram, até o momento, com uma redução de 22% no consumo de água da empresa, o que nos deixa mais próximos em relação à meta global de redução da intensidade de água em 25% até 2020.

O trabalho envolveu uma dedicação multidisciplinar de profissionais para alavancar melhorias ambientais e de sustentabilidade do negócio. A menção honrosa da FIESP é prova que estamos no caminho certo”, afirma Daniel Freire, diretor de Operações da Novelis em Pindamonhangaba.

Esta é a terceira vez que a Novelis participa da ação e é o terceiro ano consecutivo que recebe menção honrosa em iniciativas ambientais. A primeira vez foi em 2015 com o case de Redução do Consumo Específico de Água, no Prêmio FIESP de Conservação e Reuso de Água, seguida pelo projeto de gestão de energia e eficiência energética realizado na unidade Pindamonhangaba, recebido em 2016, no Prêmio FIESP de Mérito Ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo