fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Fundacc de Caraguá leva representantes a encontro voltado para debate de museus

Alexander Comnène Palaiologos e Angela Maria Nunes, no 1º Encontro das Instituições Museológicas do Vale do Paraíba em 2017. (Foto: JC Curtis/Fundacc)

O diretor do Museu de Caraguatatuba, Alexander Comnène Palaiologos e a coordenadora de Artes Plásticas e Artesanato da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguá, Angela Maria Nunes, participam, nesta terça-feira (21) do 1º Encontro das Instituições Museológicas do Vale do Paraíba em 2017.

A reunião será no Santuário Nacional de Aparecida e tem por objetivo fortalecer a articulação já existente entre os museus da região.

O Encontro é promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, através do Sistema Estadual de Museus, de sua Secretaria de Cultura e tem o apoio do Santuário Nacional, por meio do Museu Nossa Senhora Aparecida.

As reuniões fazem parte do calendário das instituições e acontecem bimestralmente, proporcionando uma integração de projetos e trabalhos. A Representação Regional do Sistema Estadual de Museus conta com instituições do Vale do Paraíba, Vale Histórico, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte.

A pauta do dia contemplará a apresentação de novos dirigentes dos museus, a proposta de uma ação coletiva das instituições da região para a 15ª Semana Nacional dos Museus e a apresentação da exposição itinerante “Atletas do Vale”.

Antes das discussões, que acontecerão no período da tarde, os participantes do encontro realizarão uma visita técnica no período da manhã. O roteiro inclui o Museu Nossa Senhora Aparecida, sua reserva técnica e seu laboratório de restauro, e o Memorial da Devoção, onde está localizado o Museu de Cera de Aparecida.

A pauta da reunião também incluirá a possibilidade de realização de uma exposição coletiva, ou da criação de um catálogo virtual, de modo que a diversidade dos tipos de museus da região (históricos, artístico, de arte sacra, esportivos, de xilogravura etc) tenham seu potencial turístico aprimorado.

Palaiologos destaca que essa é uma oportunidade de trazer novidades para Caraguatatuba. Em novembro, o município será sede de mais uma etapa deste encontro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo