fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Artista plástico de Caraguá expõe imagens de Maria em São José

Foto: Divulgação/Fundacc

O artista plástico e ceramista Carlo Cury, de Caraguatatuba, realiza entre os dias 3 de março e 6 de abril, no Senac de São José dos Campos, a Exposição “Maria Mãe de Todos”. São 10 santos em 12 peças feitas em esculturas de argila que representam a religiosidade e a materialidade da fé popular em Maria.

A curadora da exposição, Rosangela Dias da Ressurreição, destaca que “diferente dos demais trabalhos do artista, em “Maria Mãe de Todos” é apresentado o resultado de uma aprendizagem com o mestre Wandecok Cavalcanti, com quem aprimorou seus conhecimentos técnicos e conceituais”.

Ela conta, ainda, que ao ser convidada para assumir a curadoria da exposição já tinha conhecimento da sua obra e, no entanto, foi em busca de parâmetros para fundamentar essa Mostra.

Carlo Cury é formado em Arquitetura pela Faculdade Belas Artes de São Paulo. Mas foi nas artes plásticas que construiu carreira, com uma extensa produção. O desenho foi uma de suas primeiras formas de expressão.

Ele é idealizador do projeto ‘Olhares Poéticos’ sobre o meio ambiente, que leva educação gratuita de arte a alunos da rede pública de ensino desenvolvido nas cidades de e São Paulo e Caraguatatuba.

Em 2011 descobriu a cerâmica como um rico caminho para criar mecanismos visuais nos quais pode aprofundar seus diálogos com o tridimensional, com participação em exposições coletivas.

Em 2012 participou da formação do Grupo Ubuntu – Caraguatatuba, que reúne artistas plásticos na linguagem tridimensional. Este grupo desenvolve projetos coletivos como o “Projeto Origens”

Tem realizado pesquisas sobre cerâmica de povos nativos no Pará, Amazonas, Mato Grosso do Sul e São Paulo, visitando museus (arqueologia) e aldeias indígenas.

Ele destaca que surgem na cerâmica – como um rico caminho para criar mecanismos visuais nos quais se pode aprofundar o diálogo com aquilo que se costuma chamar de realidade – produção de peças figurativas de diversos santos católicos.

“Estão presentes nas peças os elementos iconográficos referentes a cada santo e por vezes as imagens recebem ornamentos como mantos, coroas e broches”.

As peças produzidas são queimadas em forno de lenha a 1.050°C e recebem a segunda queima no forno elétrico a 1.220°c.

O Ateliê de Carlo Cury integra a Rota da Cerâmica elaborada pela Fundacc – Fundação de Arte e Cultura de Caraguatatuba e fica na rua Bartolomeu Bueno da Silva, 1.231, bairro Martim de Sá, em Caraguá.

S​erviço

Exposição Maria Mãe de Todos

Período – 3 de março a 6 de abril de 2017

Horário – segunda à sexta-feira 9h às 22h. Sábados 9h às 18h

Entrada: Gratuita

Local: Senac São José dos Campos

Endereço: Rua Saigiro Nakamura, 400

Informações:  12-2134-9061

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo