fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Varejo da região registra queda nas vendas em outubro

Em outubro, o faturamento real do comércio varejista na região de Taubaté atingiu R$ 2,3 bilhões, queda de 0,9% na comparação com o mesmo mês de 2015.

No acumulado dos dez meses do ano, houve alta de 2,3% e, nos últimos 12 meses houve elevação de 1,2%.

Os dados recebidos pelo Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté) são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), realizada mensalmente pela FecomercioSP, com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP).

Das nove atividades analisadas no mês, seis apontaram retração em relação a outubro de 2015. Os setores de supermercados (-3,5%), materiais de construção (-10,5%) e lojas de vestuário, tecidos, calçados (-5%) foram determinantes para o desempenho negativo.

Já os segmentos de farmácias e perfumarias (5,2%) e autopeças e acessórios (5,2%) ajudaram a reduzir os danos no faturamento do varejo da região.

Entre as 16 regiões analisadas pela Federação, houve uma divisão exata entre crescimento e queda, quando oito apresentaram aumento no faturamento e outras oito registraram retração nas vendas em outubro, na comparação com o mesmo mês de 2015. Os piores desempenhos foram registrados pelo varejo das regiões de Osasco (-14,2%), Guarulhos (-4,8%) e Bauru (-4,6%). Já os melhores resultados foram observados nas regiões do ABCD (4,5%), Araraquara (3,8%) e Jundiaí (3,1%).

Para o presidente do Sincovat, Dan Guinsburg, a queda em outubro, mês tradicionalmente forte para o comércio devido ao Dia das Crianças, o prognóstico de um possível crescimento nulo para o fechamento de 2016 é grande.

“Ainda não temos os dados oficiais de novembro e dezembro, mas os números mostram que 2016 foi realmente difícil para o comércio. Agora, com um cenário político e econômico um pouco mais favorável, esperamos que o crescimento retorne, mesmo que em passos lentos”, explica Dan.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo