fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Estrada de Ferro Campos do Jordão é opção de passeio nas férias

Sede da EFCJ em Pindamonhangaba. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

A centenária Estrada de Ferro Campos do Jordão, que liga Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba à Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, é uma ótima opção de passeios neste período de férias escolar. O complexo turístico da Estrada de Ferro Campos do Jordão oferece passeios de trem, visita ao Centro de Memória Ferroviária, passeio no Parque Reino das Águas Claras, além de outras opções em Campos do Jordão, como pedalinho e teleférico.

Conheça um pouco mais das opções de passeios

Pindamonhangaba

Centros de Memória Ferroviária
A Estrada de Ferro Campos do Jordão possui dois Centros de Memória Ferroviária, um em Pindamonhangaba e outro em Campos do Jordão. Eles materializam um pouco da história desta centenária Ferrovia, com objetos e documentos que marcaram os momentos desde o seu planejamento, no final do século XIX até os dias atuais.

Nas férias de verão o Centro de Memória de Pindamonhangaba apresenta uma programação especial com exibição de vídeos sobre a vida do Doutor Emílio Ribas, idealizador da Estrada de Ferro Campos do Jordão. Sua vida, sua atuação como médico e empreendedor, que o fez ser reconhecido como o Patrono da Medicina no Estado de São Paulo.

Trem da Serra voltando de Campos do Jordão. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

Trem de Serra
O passeio mais tradicional da EFCJ sai da estação Pindamonhangaba em direção a Campos do Jordão, unindo os belíssimos cenários do Vale do Paraíba com a Serra da Mantiqueira. O passeio, que parte de Pindamonhangaba às sextas, chega ao meio dia em Campos do Jordão, onde o passageiro tem 3 horas livres para almoçar e conhecer um pouco desta elegante cidade antes do retorno.

Reservas – O novo Sistema de Reserva para o Trem Turístico da EFCJ está à disposição dos turistas. Por meio de um software, que faz o controle de bilhetagem, é possível bloquear o assento escolhido pelo interessado por até três dias, tempo para o processo de compensação bancária.

Tão logo se encerre esse período inicial da reserva e havendo sua confirmação burocrática, o lugar fica indisponível no mapa definitivamente ou liberado para algum outro interessado.

O passo-a-passo da pré-reserva
– Acesse www.efcj.sp.gov.br e clique no campo “Datas e Vagas”;
– Faça sua opção pelo percurso desejado: Trem de Serra (de Pindamonhangaba a Campos do Jordão) e Trem do Mirante (de Campos do Jordão a Santo Antônio do Pinhal);
– Escolha a quantidade, localização dos assentos, se o bilhete será de ida e volta, ou somente de ida ou de volta.
– Só é feita reserva de, no máximo, 10 assentos por pessoa (se estiverem disponíveis no momento da pré-reserva);
– Crianças com até cinco anos de idade, viajando no colo, não pagam;
– Envie todas estas informações no e-mail: [email protected], juntamente com o nome completo, RG, telefone e cidade de residência;
– Não será feita a pré-reserva caso falte algum dos dados acima;
– A pré-reserva de bilhetes só ocorre com no mínimo 10 dias de antecedência da data da viagem.

Reino das Águas Claras e Trem do Piracuama
Famoso por homenagear o escritor Monteiro Lobato, o parque localiza-se no entorno de Pindamonhangaba, a caminho de Campos de Jordão.  O local vem sendo modernizado em toda sua infraestrutura e acesso. A ferrovia ainda ampliou a operação e trabalha para a implantação de atividades de ecoturismo ali.

Parque Reino das Águas Claras em Pindamonhangaba. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

A partir de agosto de 2015, o Reino das Águas Claras funciona de segunda a sábado, das 8h30 às 17h,marca a conclusão de parte das obras de revitalização que a EFCJ promoveu, como a reforma dos sanitários, das áreas de lazer, na rede elétrica, nas passagens de pedestre, no piso e nas margens do Ribeirão Piracuama. Já no acesso ao parque as melhorias vão desde a contenção de encostas e canaletas de drenagem, a troca de trilhos e dormentes, reforço na fixação da via, entre outros.

Este é o tipo de ação que passa despercebido por muita gente, mas que é essencial para o bom funcionamento da ferrovia, para a segurança dos passageiros e para perenidade de nossa infraestrutura. Na entrada do parque, o piso também foi recuperado com a colocação de bloquetes e o antigo gradil, que separa o parque da via permanente, foi substituído por um novo.

Outra novidade é a construção de uma parada exclusiva para aqueles que fretam trens da EFCJ com destino ao Reino das Águas Claras, dando mais conforto e segurança aos usuários. Ela foi construída de acordo com os novos modelos de paradas adotados pela ferrovia e conta com abrigo, banco e acessibilidade. A parada se chama Monteiro Lobato, em homenagem ao escritor responsável pela temática do local, que retrata o mundo literário do Sítio do Picapau Amarelo.

Ainda em Pindamonhangaba, o Trem Turístico de Piracuama percorre um trecho histórico do Vale do Paraíba, entre fazendas e a Mata Atlântica, chegando até a estação de Piracuama, fundada em 1916. O passeio parte da estação de Pindamonhangaba, onde o Centro de Memória Ferroviária encanta os visitantes retratando a secular história da Ferrovia.

 

Trem turístico da EFCJ em Campos do Jordão. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

Campos do Jordão
Na cidade mais alta do país, o passeio nos tradicionais bondinhos é opção obrigatória. Partem da Estação Emílio Ribas, no Parque do Capivari, onde encontra-se o primeiro teleférico construído no Brasil, com 1.800 metros, que sobe até o Morro do Elefante e apresenta a cidade de cima, com uma exuberante vista. O parque tem ainda um lago com pedalinhos, um centro de compras turístico, muito espaço para relaxar e curtir o clima de montanha.

Pedalinho em Campos do Jordão. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

Já os serviços do pedalinho passaram por um grande processo de reformulação antes de retomar às atividades, em maio de 2014. Entre as principais mudanças realizadas pela atual gestão da ferrovia está sua concessão por Termo de Permissão de Uso, que garante melhorias, como a limpeza do lago e de suas margens, recomposição vegetal com flores em todo o entorno, construção de novos bancos e de um deck para embarque e desembarque de passageiros, mais a recuperação das áreas de circulação de usuários e compra de 15 pedalinhos.

Teleférico também é opção em Campos do Jordão. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

Lazer em Capivari
O teleférico da EFCJ foi o primeiro construído no Brasil, inaugurado em 11 de junho de 1970. Possui 74 cadeiras, sustentadas por cabos de aço, alcança 160 m de altitude e chega até o topo do Morro do Elefante (1.800m de altitude). O percurso total de 560 m é vencido em apernas cinco minutos e vale o passeio, pois do alto do Morro do Elefante o visitante guarda uma das visões mais bonitas do bairro do Capivari.

Santo Antônio do Pinhal
No espaço em que está localizada a estação Eugênio Lefèvre, construída em 1916, encontra-se também um mirante com uma impressionante vista do Vale do Paraíba. Na estação, não deixe de experimentar o famoso bolinho de

Estação em Santo Antônio do Pinhal. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

SAIBA MAIS

Pindamonhangaba – rua Martin Cabral, 87 – Centro – (12) 3644-7408
Campos do Jordão – avenida Emílio Ribas, s/n – Vila Capivariou – (12)  3663-1531

Site www.efcj.sp.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo