fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Defesa Civil de Caraguá está em estado de observação

De acordo com o órgão, o volume de chuva registrado nas últimas 72 horas foi de 69,2 mm. (Foto: Divulgação/PMC)

A Defesa Civil de Caraguatatuba está em estado de observação em relação aos escorregamentos de terra e inundações no município.

De acordo com o órgão, o volume de chuva registrado nas últimas 72 horas foi de 69,2 mm. Quando o acumulado de chuvas de três dias chega a 100 mm, é decretado o estado de atenção.

No último final de semana (20, 21 e 22), ocorreram quedas de árvores em três pontos de Caraguatatuba sem o registro de feridos e danos materiais.

As encostas nos bairros do Olaria, Casa Branca e Jaraguazinho têm monitoramento intenso por serem as mais populosas.

A Defesa Civil recebe boletins meteorológicos nos períodos da manhã e da tarde fornecidos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) — órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Os índices são coletados por pluviômetros automáticos colocados em toda extensão do município. Há também uma estação hidrológica no Rio Claro (um dos afluentes do Rio Juquerequerê), que mede o volume do curso d’água.

Caraguatatuba possui 19 áreas com risco de escorregamentos terra, além dos bairros Morro do Algodão, Barranco Alto, Perequê-Mirim, Pegorelli, Travessão, Pontal Santamarina, Golfinho, Jetuba, Capricórnio, Jardim Santa Rosa (Morro do Chocolate) e Massaguaçu com pontos de inundação.

Ao notar a água entrando na residência, o morador deve subir os móveis, desligar a energia elétrica, sair do imóvel e ligar para a Defesa Civil. Caso o cidadão execute todos os procedimentos anteriores e não consiga deixar a casa, a pessoa deve entrar em contato com órgão e aguardar o socorro.

As áreas com risco de escorregamentos de terras estão nos bairros: Cocanha, Sertão dos Tourinhos, Portal da Fazendinha, Jardim Santa Rosa, Olaria, Casa Branca, Martin de Sá, Canta Galo, Serraria, Prainha, Sumaré, Jardim Francis, Benfica, Jardim Califórnia, Caputera, Rio do Ouro, Jaraguazinho, Tinga e Cidade Jardim.

Quem mora em áreas com risco de escorregamento de terra, deve deixar a residência ao notar paredes trincadas, formação de degraus no terreno em função de enxurradas, postes e árvores inclinadas. Após a saída do imóvel, o morador precisa ligar para a Defesa Civil. Tanto nas situações de inundações e escorregamentos, as pessoas são direcionadas para casas de parentes, amigos e abrigos.

PPDC – Também está em vigor o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) até o dia 31 de março. O Plano inclui monitoramento de dados pluviométricos, previsão meteorológica, vistorias em encostas, bem como pela mitigação de riscos através da remoção das pessoas residentes ou instaladas nessas áreas e abrigo das famílias que se encontrem ameaçadas, além de especial atenção às áreas onde ocorrem alagamentos e inundações, devido a ressacas e maré alta.

O telefone da Defesa Civil de Caraguatatuba é o (12) 3882-1055. O atendimento é das 7h às 19h. O número de plantão de 24 horas é 199.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo