fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

VÍDEO: Igreja São José passa por obra emergencial para troca de telhado

A centenária Igreja de São José, em Pindamonhangaba, está passando por uma obra de emergência para troca do telhado. O prédio, há anos fechado por falta de manutenção, sofre com a ação do tempo. Telhado ruim, paredes escoradas e outras mazelas mais tomam conta do espaço, que entre outras histórias, guarda os restos mortais da Guarda de Honra do Imperador Dom Pedro I.

A obra emergencial teve início após um requerimento enviado ao Ministério Público pelo presidente do Conselho de Patrimônio Histórico, Gustavo Tótaro.

O prédio é gerenciado pela Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso. A obra está acontecendo através de uma parceria entre a Mitra, que fez a compra do material necessário para a troca do telhado e prefeitura, que está fornecendo a mão de obra.

O engenheiro Antônio Elias Fialho Cronenberger, designado pela Paróquia para acompanhar a obra, explica detalhes do que está sendo feito (vídeo).

Sem o cuidado necessário há anos, o local foi invadido pelos pombos e a sujeira toma conta de todo o espaçol. A obra emergencial é necessária, porém é preciso cuidados para preservação da história. De acordo com Karina Lacorte, do Departamento de Patrimônio Histórico, tais cuidados não estão sendo tomados nesta obra paliativa.

A troca do telhado é apenas a primeira de muitas ações necessárias por lá. Com grandes rachaduras em alguns locais, as escoras vão fazendo o seu papel, até quando, não sabemos. A única certeza que podemos ter, é que sem uma ação eficaz das autoridades competentes, um dia será necessário retirar entulhos e não haverá mais a necessidade de uma obra de restauração. Neste momento, o povo perderá uma parte do seu registro histórico.

* Atualizado em 08 de março de 2021 para correção de informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo