fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Taubaté inaugura ponto tradicional religioso chamado de “Cruzeiro do Firmino”

Antes, o Cruzeiro ficava na calçada que dá a acesso ao convento, mas para maior comodidade dos fiéis e pedestres ganhou novo local. (Foto: Divulgação)
Antes, o Cruzeiro ficava na calçada que dá a acesso ao convento, mas para maior comodidade dos fiéis e pedestres ganhou novo local. (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Turismo e Cultura inaugura no próximo sábado, dia 17, às 10h, o novo Cruzeiro do Firmino, na praça Anchieta, no centro. O local fica próximo ao Convento Santa Clara e ao Centro Cultural Municipal.

Antes, o Cruzeiro ficava na calçada que dá a acesso ao convento, mas para maior comodidade dos fiéis e pedestres ganhou novo local. A inauguração faz parte do calendário de comemorações do aniversário de Taubaté, que aconteceu no início do mês.

História do Cruzeiro do Firmino

O Cruzeiro carrega uma história curiosa, mas ao mesmo tempo cruel. De acordo com o livro “Lendas e Tradições” (1974) do escritor Emílio Amadei Beringhs, ali foi covardemente assassinado um escravo de nome Firmino. Ele era um dos escravos do Coronel Antônio Venâncio, proprietário da fazenda dos Palmares.

Como escravo prestativo, não rejeitando serviço e sempre bem disposto, Firmino soube, pouco a pouco, conquistar o bem querer de seu dono. Entretanto, à medida que adquiria a confiança e admiração de seu proprietário, ia conquistando também o ódio que a inveja despertava no capataz Pedro.

Quando Carlinhos, único filho do Coronel Antônio Venâncio, alcançou a idade para iniciar seus estudos primários seu pai resolveu trazê-lo para a cidade e escolheu Firmino para acompanhá-lo. Essa escolha só fez aumentar o ódio do feitor Pedro.

O tempo passava, mas não arrefeçava o ódio de Pedro para com o preto Firmino. Assim, numa noite de lua nova, quando não havia o luar que normalmente iluminava a cidade, Pedro, de tocaia, esperou a passagem do escravo por aqueles lados da estrada do Cavarucangüera.

Quando Firmino se aproximou, Pedro, às pauladas, deixou-o ensanguente e morto no leito da estrada. Passado seu momento de fúria Pedro, tal qual Judas, foi atacado por um remorso imenso, mas nada mais pode fazer a não ser se entregar ao delegado e preparar-se para pagar pelo seu crime execrável.

E assim, até hoje, pessoas acendem suas velas, rezam suas orações sem saber o porquê da existência desse cruzeiro, que simboliza o bem e a virtude, qualidades que faziam parte da alma daquele escravo.

Fonte: Almanaque Urupês

Programação de aniversário

A Secretaria de Cultura preparou mais uma série de atrações para o próximo final de semana, ainda em comemoração ao aniversário da cidade:

16 (sexta-feira) – 19h30 – Seresta – Nico e Puru – Divisão de Museus

17 (sábado) – 13h – Cleiton e Adriano – Horto Municipal

17 (sábado) – 18h – Teatro de Natal – Museu de História Natural

17 (sábado) – 19h30 – Orquestra de Violas e Violões Itaboaté – Museu de História Natural

17 (sábado) – 10h – Inauguração do Cruzeiro do Firmino – Praça Anchieta

18 (domingo) – 9h – Silvio Chagas e Serginho – Horto Municipal

18 (domingo) – 13h – Andreia e Vinicius – Horto Municipal

18 (domingo) – 13h – Oficina Cultural Recreativa – Horto Municipal

18 (domingo) – 18h30 – Chorando na feira – Museu de História Natural

18 (domingo) – 20h – Diego Luz – Museu de História Natural

18 (domingo) – 20h30 – Recital na Igreja Santa Terezinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo