fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Grupo de teatro inclusivo apresenta espetáculo “Baú de histórias”

Com a estreia do espetáculo “Baú de histórias”, confirmada para a sexta-feira, dia 3, às 19h, no Teatro Univap Urbanova, em São José dos Campos, a Trupe Sentidos fará sua primeira apresentação aberta ao público.

O projeto, que nasceu dentro da Associação de Apoio ao Deficiente Auditivo (AADA), tem como principais objetivos enriquecer o desenvolvimento corporal, sensorial e espacial do indivíduo surdo e desenvolver uma proposta de teatro inclusivo que, além de surdos, envolva a participação de atores ouvintes.

A trupe surgiu a partir de oficinas de dramatizações de histórias com os atendidos da AADA. Embora “Baú de histórias” seja o espetáculo de encerramento das atividades da instituição neste ano, as perspectivas são que a partir de 2017 o grupo se torne independente, com apoio da AADA, e passe a contar com profissionais do teatro na região.

A ideia, segundo o preparador de elenco Osni Antônio Henrique, “é criar espetáculos que possam circular em outras cidades e estados e estabelecer uma companhia profissional, ou seja, que tenha pessoas capazes de ganhar dinheiro com a arte”.

Os criadores do projeto nomearam o grupo como Trupe Sentidos, pois é através dos sentidos que as pessoas experienciam o mundo a sua volta e constroem sua identidade, influenciando e sendo influenciados pelo ambiente e pelas pessoas ao seu redor.

“Queremos mostrar e explorar essa experiência sem o auxílio constante da fala, que é como nós, ouvintes, estamos habituados”, agrega Silvana Fabrício, apoiadora da montagem de estreia e que assumirá a coordenação artística do grupo a partir do ano que vem.

Baú de Histórias

O espetáculo conta três histórias muito conhecidas: “O Leão e o

Ratinho”, “O Coelho e a Tartaruga” e “A Cigarra e a Formiga”, que serão encenadas em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com algumas falas e músicas gravadas. “Baú de histórias” recria a pureza, a imaginação e a ingenuidade das crianças e constitui, ao mesmo tempo, uma proposta cativante e divertida para toda a família, conclui Silvia Soares, pedagoga da AADA e responsável, junto com a filha, e voluntária, Carol Toledo pela concepção e montagem desta peça.

Trupe Sentidos apresenta “Baú de Histórias”

– Dia 3/12, às 19h, Teatro Univap – Avenida Shishima Hifumi, 2911,

Urbanova – São José dos Campos. Ingressos: R$10. Pontos de venda:

AADA – Avenida São José, 448, Centro (próximo ao Terminal Central) – e no local, no dia da apresentação.

– Dia 12/12, às 19h, Teatro Instituto São José – Rua Presidente Wenceslau Bras, 161, Jardim Esplanada. Ingressos: R$10. Pontos de venda: AADA – Avenida São José, 448, Centro (próximo ao Terminal Central) – e no local, no dia da apresentação.

Mais informações: (12)3943-4729.

Ficha Técnica

“Baú de Histórias”

Concepção e montagem: Silvia Soares e Carol Toledo

Coordenação cênica: Silvia Soares

Produção executiva: Jussara Pellini Alvarenga

Preparação de elenco: Osni Antonio Henrique

Cenário, figurinos e operação de som: Natalia Toledo

Apoio de arte: Silvana Fabricio, Aurineia Figueiredo, Renata Veneziani, Adriana Gomes e Suely Tagawa.

Atores surdos: Diego Bernardo, 18 anos, Gisleno Pereira, 18, Ana Beatriz Mathioli, 18, Erivan da Silva, 19, Denis da Silva, 25, e Pedro Henrique Andrade, 17anos.

Atores ouvintes: Silvia Soares Toledo, Rosinalva Mathioli e Carol Toledo

Realização: AADA e Trupe Sentidos

Sobre a AADA

Fundada em 24 de maio de 1989, a Associação de Apoio ao Deficiente Auditivo (AADA) é uma organização não governamental sem fins lucrativos que tem como objetivo atender crianças e adolescentes até 18 anos, prestando atendimento especializado focado na qualidade de vida do deficiente auditivo e na capacitação para o exercício da cidadania com dignidade.

A associação mantém uma equipe técnica de profissionais capacitados que prestam atendimento até mesmo aos surdos de outras cidades da região metropolitana do Vale do Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo