fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Programa Professor Alfabetizador encerra atividades do ano em Caraguá

O programa Professor Alfabetizador foi idealizado pelas supervisoras, Gilceli Ubiña e Mônica Sato, e também teve como professoras formadoras Érika Miskolci e Laura de Oliveira. (Foto: Cristiane Demarchi/PMC)
O programa Professor Alfabetizador foi idealizado pelas supervisoras, Gilceli Ubiña e Mônica Sato, e também teve como professoras formadoras Érika Miskolci e Laura de Oliveira. (Foto: Cristiane Demarchi/PMC)

O Programa Professor Alfabetizador encerrou o ano letivo nessa segunda (19), com um saldo de mil alunos alfabetizados. O encerramento foi no período da manhã, na secretaria de Educação.

O objetivo do programa, que foi implantado há seis anos, é proporcionar formação continuada aos professores do 1º ano, discutir a prática pedagógica junto aos alunos, perpassando pela teoria e atualizá-los sobre as práticas atuais.

A secretária Marta de Oliveira Braz agradeceu à equipe formadora do Apoio Pedagógico e ressaltou a importância dos professores de 1º ano para a base da formação do aluno e o futuro de cada geração.

Há três anos à frente do programa, as professoras do Apoio Pedagógico, Letícia Santos e Telma Veiga, consideraram o número de mil alunos alfabetizados como uma grande conquista.

No decorrer do ano, a dupla abordou temas diversos como: Alfabetização e concepção de aprendizagem; Projeto Didático – “Brincadeiras tradicionais e “Um olhar sobre a cultura dos povos indígenas – o cotidiano das crianças”; Educação Matemática nos anos Iniciais (EMAI); Modalidades Organizativas: situações didáticas que compõem o quadro de rotina; Diversidade de situações didáticas de leitura e escrita; Peculiaridades dos níveis de escrita; Recuperação paralela, entre outros.

A professora Jennyfer Christina Silva Rodrigues, da escola EMEF Prof. Geraldo de Lima, participa do programa desde 2014. “Estou sempre estudando para proporcionar o melhor para os alunos. Fazer parte desse programa foi importante para minha formação e desenvolvimento do trabalho em sala de aula”, disse.

A colega Andréa Pereira Rodrigues da Silva, da EMEI/EMEF Prof. Benedito Inácio Soares, há 18 anos professora da rede municipal, optou há três anos ser professora alfabetizadora.  “Foi a melhor coisa que fiz. Hoje posso dedicar-me a uma turma, buscando compreender o universo infantil a cada dia.

O Programa de Professores Alfabetizadores é um espaço de reflexão e troca entre os professores e tutores. Agradeço a oportunidade de tornar uma pessoa e uma profissional melhor”, afirmou.

Iniciante no processo de alfabetização, Wagner Duhau Souza Silva, da EMEI/EMEF Prof. Bernardo Ferreira Louzada, disse que percebeu a evolução dos alunos no decorrer do ano letivo. “Além da equipe de formadoras que sempre me deu suporte, a troca de experiências com outros colegas foi muito boa para mim. Espero que este projeto continue”, declarou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo