fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José abre sistema para Consulta de Cirurgias Online

A Prefeitura de São José dos Campos disponibilizou no seu site um sistema de Consulta de Cirurgias Online, desenvolvido pelo IPPLAN (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento) em parceria com a Secretaria da Saúde. O sistema iniciou a operação nessa segunda-feira (28).

O sistema vai permitir ao paciente conhecer sua colocação na lista de espera das cirurgias e acompanhar o andamento da solicitação. A ferramenta compreende os pacientes que aguardam por cirurgia eletiva, aquela que não é de urgência. Essa cirurgia difere das de emergência, quando o paciente corre risco de morte se não for operado imediatamente.

Em 2015, a Prefeitura realizou um total de 21.680 cirurgias, entre procedimentos ambulatoriais e hospitalares. Até setembro deste ano foram 13.836 cirurgias. Para o secretário de Saúde, Paulo Roitberg, a ferramenta é o resultado de um trabalho de reorganização da fila, que começou em 2013.

“Desde que chegamos à administração, a fila de cirurgias foi um dos nossos maiores desafios. Encontramos uma fila com 17.254 pessoas, algumas esperando há dez anos. Hoje, temos 6.600 pessoas e todas chegaram à fila nos últimos três anos. Conseguimos um grande avanço”, disse.

Entre as etapas percorridas até a disponibilização do sistema, o secretário destaca a criação de um núcleo de regulação no Hospital Municipal (2013); a elaboração de um sistema de monitoramento de avaliação cirúrgica e de cirurgias (2014); a implantação do SAMS (sistema de informática que reúne informações de todos os pacientes da rede municipal) no Hospital Municipal, PIO XII e Antoninho da Rocha Marmo (2015); e a classificação de cirurgias por prioridade (março de 2016), categorizando em muito alta, alta, média e baixa. Os procedimentos de classificação seguiram os protocolos do SUS e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Todo esse planejamento foi importante para chegarmos ao ponto que estamos hoje, com uma melhor qualidade da regulação e gestão mais efetiva da fila de cirurgias”, afirmou Roitberg.

Para o diretor geral do IPPLAN, Célio Chaves, o uso da tecnologia tem auxiliado cada vez mais no planejamento municipal e a consulta online das cirurgias é a disponibilização de um sistema a partir da gestão da informação. “Ao informatizar e disponibilizar a lista de espera das cirurgias para a população, a Prefeitura está dando mais um passo na transparência dos agendamentos na área da saúde.”

O objetivo foi tornar acessível a consulta à lista de cirurgias do município, de forma a propiciar critérios e equidade no acesso aos procedimentos. O processo de construção do sistema utilizou a ferramenta de Tecnologia da Informação (TI) conhecida como Business Intelligence (BI). O BI, por meio de recursos computacionais, faz a análise e organiza os dados de maneira inteligente, estabelecendo prioridades e dando transparência às informações.

“Com o novo sistema, a Prefeitura passou a ter uma fila única de cirurgia eletiva e criou uma classificação de risco para que as demandas com agendamento de urgência tenham prioridade muito alta, acontecendo em um prazo adequado de tempo. Um exemplo são as cirurgias oncológicas, cujo tempo de espera máximo hoje está em torno de 60 dias, como determina a lei federal”, explicou Célio.

Em paralelo, a Secretaria Municipal de Saúde realizou um esforço para reduzir o número de pessoas que esperam a avaliação para a cirurgia. Essa avaliação médica indica se a cirurgia é necessária ou se é mais indicado outro tipo de tratamento, considerando que nem todos os avaliados necessitam efetivamente de cirurgia.

Após a avaliação, os pacientes que recebem indicação médica para a cirurgia são incluídos na lista de espera. A partir daí é realizada uma programação para a distribuição das vagas de acordo com as prioridades.

O sistema é de fácil utilização. Para fazer a consulta de sua posição, o paciente precisará informar apenas o seu número do Cadastro de Regulação Ambulatorial (CRA) e responder a uma pergunta que pode ser a data de nascimento, nome da mãe ou número do cartão SUS. Em seguida, terá acesso à sua colocação na lista.

Em julho deste ano o sistema foi apresentado aos membros do Conselho Municipal de Saúde (Comus), que aprovaram e elogiaram a iniciativa. São José dos Campos é o primeiro município do Estado de SP a disponibilizar a fila de cirurgias para consultas online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo