fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Famílias visitam casa e aprovam novo Pinheirinho dos Palmares

Futuro morador disse estar satisfeito com o que viu. (Foto: Divulgação/PMSJC)
Futuro morador disse estar satisfeito com o que viu. (Foto: Divulgação/PMSJC)

As 1.461 famílias que vão morar no residencial Pinheirinho dos Palmares, região sudeste de São José dos Campos, começaram a conhecer suas respectivas casas. As visitas ao empreendimento estão sendo organizadas em grupos e cada proprietário faz uma vistoria em seu imóvel para verificar a qualidade da construção e solicitar, quando necessário, reparos na unidade.

As casas construídas pela Prefeitura, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, estão em fase de acabamento. A previsão da Caixa Econômica Federal, agente responsável pela contratação da empresa que está executando a obra, é entregar o empreendimento com toda infraestrutura de água, esgoto, energia elétrica e asfalto ainda esse ano.

A conclusão das obras coloca fim ao impasse causado pela desocupação de uma área na zona sul da cidade, conhecida como Pinheirinho, realizada em 2012, que desalojou as famílias que vão morar no conjunto habitacional. “É um dia horrível de lembrar. Deixei a casa que tinha construído com o meu trabalho e estava disposto a pagar pelo terreno”, disse José Hélio dos Santos, 61 anos, ex-morador do assentamento.

Acompanhado pela família, José Hélio conheceu nesta quinta-feira (20) a casa em que vai morar no Pinheirinho dos Palmares. “Muito linda. Nunca deixei de acreditar que teria condições de conquistar tudo outra vez. Preciso de um lugar tranquilo como esse para morar com a minha esposa que tem problemas de saúde. Já vou começar a arrumar a minha mudança”, explicou.

Plácido Nunes do Prado, 56 anos, também foi visitar a casa em que vai morar com a esposa e mais quatro filhos. Depois de deixar o Pinheirinho, a família ficou cerca de 20 dias abrigada em um poliesportivo da zona sul de São José, juntamente com outras dezenas de pessoas. “Foi muito triste esse período. Agora, as coisas mudaram e vou reconstruir a nossa vida. É como se tivesse me tornado gente outra vez.”

As casas do Pinheirinho dos Palmares possuem 46,5 metros quadrados e são geminadas apenas de um lado, o que garante melhor condição de conforto aos moradores, além da possibilidade de utilização de áreas livres do terreno. Os imóveis possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

A instalação da rede de abastecimento de água do bairro está sendo finalizada, assim como o sistema de drenagem de águas pluviais e de coleta do esgoto. O asfalto já foi aplicado em praticamente todas as ruas do Pinheirinho dos Palmares, que também está recebendo iluminação pública. O empreendimento também vai ganhar equipamentos de lazer e paisagismo.

Compromisso

Quando assumiu a Prefeitura de São José dos Campos em janeiro de 2013, o prefeito encontrou praticamente parado o processo para a resolução do impasse enfrentado pelas famílias do Pinheirinho, expulsas de suas casas no dia 22 de janeiro de 2012. A Prefeitura teve que elaborar leis e procurar uma área para a construção dos imóveis.

“Assumi a gestão com o compromisso de colocar a fila habitacional para andar e trazer o Minha Casa, Minha Vida para São José. Por meio do programa e de ajustes na nossa legislação municipal, estamos conseguindo resolver não apenas o problema de moradia das famílias do Pinheirinho, mas de diversas outras famílias da cidade”, disse o prefeito.

Infraestrutura

A Prefeitura também está investindo em obras de infraestrutura para atender os moradores Pinheirinho dos Palmares. A Avenida João Rodolfo Castelli, que dá acesso ao empreendimento na região do Putim, está sendo recuperada. A via está recebendo novo sistema de drenagem de água, asfalto e sinalização viária.

Para atender a demanda por vagas em creche, a Prefeitura está construindo uma nova escola no Pinheirinho dos Palmares. A unidade será equipada com dez berçários com sanitário e solário, nove salas de aula, sanitários, pátio coberto pátio descoberto, parquinho.

Durante a fase de construção da unidade, as crianças serão atendidas em escolas e creches da região, com transporte oferecido pela Prefeitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo