fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Cruzeiro: Museu Major Novaes realiza exposição “Guerreiros da Fé”

a1Até o próximo dia 3 de novembro, o Museu Histórico e Pedagógico Major Novaes, em Cruzeiro, apresentará a exposição “Guerreiros da Fé: A última flor da Amazônia”, do artista e professor Washington Oliveira.

A atração traz pinturas e acervo indígenas, retratando principalmente a cultura e a ternura das crianças.

“Pretendo mostrar toda a ternura e beleza das crianças indígenas, uma flor que deve ser cultivada para que no futuro dê bons frutos, onde possa existir amor e respeito pelo próximo independente de raça ou tribo, e também, valorizar as pinturas e adornos indígenas, prevalecendo os tons de vermelho, que ressaltam o amor”.

O trabalho do artista é resultado de anos de pesquisas, que ele traduz através da arte e de materiais, para levar informação e também preservar a história indígena.

“Em anos de pesquisa, venho acumulando informações e impressões sobre a cultura de um povo que me fascina pelas cores e o profundo amor pela mãe natureza que expressam. Guerreiros de Fé, atualmente em sua quarta edição, é muito mais que um trabalho, é um projeto de vida, um sonho realizado”.

O estímulo e incentivo da Prefeitura de Cruzeiro, por meio da secretaria de Relações Institucionais, Cultura e Esporte busca ir ao encontro da exposição do artista, oferecendo principalmente para os alunos da rede municipal de ensino, a arte e cultura.

“Nós sempre programamos eventos culturais, exposições e mostras, para que nossa cidade e principalmente nossas crianças possam conhecer a história e refletir sobre nossa cultura”, ressaltou o secretário Marcelo Marcondes.

Oliveira explicou que, ‘como uma criança, pinto e ilustro a vida de um povo esquecido e sofrido, que por tanto tempo luta para preservar sua cultura e sua terra. Nesse contexto, os “curumins”, que vivem em real integração com a natureza, aprendem e cultivam suas tradições e tem os mais velhos como detentores de toda sabedoria, são muito diferentes de nossas crianças’.

A exposição, com entrada gratuita, está aberta para toda população, das 9h às 17h de segunda-feira a sexta-feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo