fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Começa nesta quarta-feira a fase semifinal da Copa do Brasil

Os confrontos entre Internacional x Atlético-MG e Cruzeiro x Grêmio, ambos marcados para às 21h45, colocarão frente à frente times que vivem momentos distintos na Série A do Campeonato Brasileiro.

Enquanto o Galo e o Tricolor brigam na parte de cima da tabela, Colorado e Raposa estão unidos contra a temida zona de rebaixamento.

O momento do Inter no Brasileirão é delicado. Após ocupar por algumas rodadas a zona de rebaixamento, o Colorado agora aparece no 15º lugar, mas segue perto da degola: apenas dois pontos o separam o Vitória, primeiro time dentro do Z-4.

Com apenas dez triunfos em 32 jogos da Série A, a equipe gaúcha pode encontrar na Copa do Brasil motivação para encerrar a temporada de uma maneira mais positiva. Além da luta contra o rebaixamento, chegar à final da competição considerada mais democrática do país pode fazer com que a torcida faça as pazes com o time e o empurre nas duas competições.

O Inter chegou à semifinal da Copa do Brasil após eliminar o Fortaleza nas oitavas (3 a 0 no Beira-Rio e derrota por 1 a 0 na volta) e tirar o Santos nas quartas (derrota por 2 a 1 na Vila Belmiro e vitória por 2 a 0 em casa).

Com 17 vitórias, oito empates e sete derrotas na Série A, o Atlético-MG ocupa o terceiro lugar e está a oito pontos do líder Palmeiras. Diferente de 2014, quando foi campeão da Copa do Brasil e vivia situação semelhante no Brasileirão, o Galo não pretende priorizar apenas uma competição neste ano. Naquela época, o time mineiro focou na Copa do Brasil e acabou terminando a Série A na quinta posição. Agora, de acordo com depoimentos dos jogadores, o foco é tentar ir atrás das duas taças. O Galo chegou à fase semifinal passando pela Ponte Preta nas oitavas (1 a 1 no Mineirão e 2 a 2 em Campinas), e pelo Juventude-RS (vitória por 1 a 0 em casa e, na volta, 4 a 2 nos pênaltis, após 1 a 0 para o Juve no tempo normal).

Em Copas do Brasil, Inter e Atlético-MG só se enfrentaram na edição de 2002. No primeiro jogo das oitavas de final, o Galo venceu por 2 a 0, no Mineirão. No confronto da volta, o Colorado fez 3 a 2, no Beira-Rio, mas o time mineiro avançou com o placar agregado de 5 a 3.

Abraçado ao Inter em busca da recuperação na Série A, o Cruzeiro só conseguiu 11 vitórias dos 32 jogos disputados na competição e está a seis pontos do Z-4.

Com a situação um pouco melhor que a do time colorado, a Raposa vai com força máxima para o confronto com o Grêmio e pretende priorizar a Copa do Brasil.

Dos quatro semifinalistas, o Cruzeiro foi o único time que entrou na competição desde a primeira fase. O caminho até a semifinal foi: 0 a 0 e 3 a 2 diante do Campinense-PB; 2 a 0 diante do Londrina (sem jogo de volta); dois triunfos por 2 a 1 contra o Vitória; 5 a 2 e 1 a 0 diante do Botafogo; derrota por 2 a 1 e vitória por 4 a 2 contra o Corinthians, que o colocou na semifinal.

Com 13 vitórias, nove empates e dez derrotas em 32 jogos disputados na Série A, o Grêmio ocupa o oitavo lugar da tabela e está a um ponto do G-6, que dá vaga para a Libertadores do ano que vem.

Mesmo fechando o final do último treino para a imprensa, o técnico Renato Gaúcho também deu indícios de que usará o time principal na Copa do Brasil, sem usar reservas. Para chegar à semifinal, o Tricolor Gaúcho eliminou o Atlético-PR, vencendo por 1 a 0 o primeiro jogo e, na volta, passando nos pênaltis por 4 a 3. Nas quartas de final, vitória por 2 a 1, em casa, e empate em 1 a 1 com o Palmeiras, no Allianz Parque.

O único e marcante encontro entre Cruzeiro e Grêmio em Copas do Brasil foi em 1993, quando os times disputaram o título daquele ano. No jogo de ida, no Olímpico, empate em 0 a 0. Na grande decisão, no Mineirão, a Raposa venceu por 2 a 1 e ficou com a taça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo